Connect with us

Geral

Protocolo de intenções facilita cooperação entre Prefeitura e Feac

imagem 22

O prefeito Dário Saadi assinou um protocolo de intenções com a Fundação Feac que formaliza uma parceria do poder público com a entidade para viabilizar projetos voltados à primeira infância, por meio do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas (PIC). A cerimônia de assinatura foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 3 de fevereiro, na Sala Azul. 

 

O protocolo de intenções vai facilitar a cooperação entre Prefeitura e Feac no desenvolvimento de projetos e ações voltadas para crianças entre zero e seis anos de idade. O documento tem prazo de dois anos.

Advertisement

 

Além do prefeito, participaram da cerimônia de assinatura o coordenador geral do Plano Municipal pela Primeira Infância de Campinas, Thiago Ferrari; a secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro; o diretor da Secretaria de Educação, Luís Roberto Mariguetti, representando o secretário José Tadeu Jorge; mais o superintendente socioeducativo da Feac, Jair Resende; a coordenadora do Programa Primeira Infância em Foco da entidade, Juliana di Thomazo, e o coordenador do Programa de Desenvolvimento Territorial da Feac, Marcelo Patarro. 

 

Advertisement

Dário ressaltou a importância do protocolo de intenções. “A Feac é uma parceira fundamental das ações na primeira infância e o protocolo vai agilizar as parcerias. Quando se soma forças, conseguimos fazer muito mais. Vai incrementar ainda mais as ações do PIC, com a experiência da Feac nas ações de primeira infância, somando com a responsabilidade do poder público”, salientou o prefeito. 

 

O coordenador do PIC, Thiago Ferrari, acredita que este protocolo de intenções é um mecanismo muito importante, porque vai envolver projetos que prevêem o envolvimento e a participação da comunidade. “Com as parcerias com a Feac, poderemos fazer uma cidade acolhedora para as crianças”, planeja Ferrari. 

Advertisement

 

O superintendente da Feac, Jair Resende, também se expressou positivamente sobre a parceria. “Estamos no caminho certo. A Feac complementa as ações do poder público”, disse ele. 

 

Advertisement

A secretária de Assistência Social, Vandecleya Moro, aposta no sucesso do projeto. “Na nossa secretaria, já temos um leque de ações em conjunto e é uma parceria que vai dar certo”, antecipa ela. O diretor da Secretaria de Educação elogiou os projetos da Feac que focam na forma lúdica de brincadeiras. “Isso representa uma sintonia com o nosso projeto da Educação para a primeira infância”, disse Marigueti. 

 

A equipe da Feac apresentou ao prefeito um projeto que está sendo estudado e elaborado pela entidade chamado Caminhos do Brincar, que busca a construção de espaços seguros e amigáveis para crianças em Campinas, especialmente as de áreas mais vulneráveis, por meio de intervenções participativas. 

Advertisement

 

O PIC

 

Advertisement

Instituído em 2018, o Plano Municipal de Primeira Infância de Campinas foi estruturado em 12 eixos temáticos: a família e a comunidade da criança; crianças na diversidade; crianças com saúde; educação infantil; assistência social às crianças e suas famílias; atenção integral às crianças e suas famílias em situação de violência; do direito de brincar ao brincar de todas as crianças; a criança e o espaço – a cidade e o meio ambiente; protegendo as crianças da pressão consumista; controlando a exposição precoce das crianças às mídias eletrônicas e digitais; evitando acidentes na primeira infância; aleitamento materno e alimentação saudável. 

 

O Plano Municipal pela Primeira Infância Campineira (PIC) foi transformado em lei pelo prefeito Dário Saadi em 2021. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare