Connect with us

Eventos

Programa que busca inserir profissionais pretos na área de tecnologia anuncia nova edição

afroDev

Inscrições para o AfroDev, programa gratuito de diversidade e inclusão da Share RH, serão abertas no dia 20 de fevereiro

Vem aí mais uma edição do AfroDev, programa de inclusão social que visa desenvolver, capacitar e oferecer oportunidades reais de emprego para profissionais pretos da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que queiram trabalhar na área de tecnologia.  Idealizada pela Share RH, empresa especializada em recrutamento e seleção e projetos com foco em gestão de pessoas, a iniciativa contará com o patrocínio de duas empresas que se destacam no setor, a 3778 e o Venturus.

 “A Share RH se orgulha muito do impacto que tem gerado a partir dos programas de formação com foco em diversidade. O AfroDev, por exemplo, ajuda a contornar dois problemas distintos em nossa sociedade: a escassez de mão de obra qualificada na área de tecnologia e a inclusão de pessoas pertencentes a diversos recortes sociais.”, diz Augusto Passarelli, Head Of Business da Share RH. 

Advertisement

Considerando um mercado super aquecido como é o de pessoas desenvolvedoras, o AfroDev chega para incentivar o investimento na formação de novos talentos a fim de aumentar a oferta de profissionais qualificados, ao mesmo tempo em que contribui para o aumento da diversidade neste ambiente.

Como participar

No dia 20 de fevereiro, às 9h, acontecerá a live de lançamento da 2° edição do AfroDev. Para participar do evento online, os interessados devem se inscrever no site https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev. Além de ficarem por dentro de todos os detalhes do programa, os participantes poderão conferir painéis sobre tecnologia, diversidade e inclusão. As inscrições para as novas turmas, por sua vez, serão abertas ao final da live.

Advertisement

Neste ano, o AfroDev contará com trilhas de formação nas linguagens Python e Node, disponíveis para pessoas pretas que ainda não trabalharam como desenvolvedores no mercado, mas que já possuem uma base sólida em linguagem de programação. Além disso, haverá também uma trilha para iniciantes, que permitirá a participação de quem está começando sua jornada na área de tecnologia e possua conhecimento mínimo sobre o assunto. Em todos os casos, é necessário que cada participante tenha um computador e acesso à internet de banda larga para acompanhar as aulas.

Após o período de inscrições e testes, que se estenderá até o dia 21 de março, a Share RH fará a divulgação das pessoas selecionadas. A formação, por sua vez, acontecerá de 29 de março a 24 de abril, com a expectativa de que as contratações tenham início até a segunda quinzena de maio.

Balanço da 1º edição

Advertisement

Realizada em 2020, a edição de lançamento do AfroDev contou com diferentes trilhas de formação, incluindo quatro para linguagem Java, uma para iOS e uma para Android. Ao final do programa, 29 pessoas foram contratadas para atuarem em empresas renomadas como a ABI, CI&T, Oi, Raia Drogasil e Alelo.

Entre elas está Natália Ferreira Cezar, que atualmente ocupa o cargo de desenvolvedora Android na CI&T. Segundo a profissional, a experiência de participar do AfroDev foi bastante positiva, desde o processo de seleção humanizado conduzido pela Share RH até a contratação. “Além disso, sentimos muita confiança na pessoa que nos instruiu durante o curso, devido à ampla experiência que ela possui no mundo corporativo e, mais especificamente, em programação. Ao longo da formação, recebemos muitas dicas de como nos comportar e sobre o que deveríamos aprender para que fôssemos bem sucedidos em uma possível contratação”, conta.

A partir da experiência positiva, Natália dá algumas dicas aos futuros participantes do AfroDev. “Tirem dúvidas, aproveitem todas as aulas e mantenham um bom relacionamento com os colegas de turma e com o seu instrutor. Estudem muito, porque o conhecimento gera empoderamento e isso ninguém nunca vai tirar de vocês”, finaliza.

Advertisement

Para mais informações sobre a 2° edição do AfroDev, acesse: https://conteudo.sharerh.com/share-rh-landing-page-afrodev

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare