Connect with us

Eventos

Sarau Viva Nordeste – 2ª edição encerra fevereiro com cinema, música e literatura

sarauNordeste

Com um elenco que reúne mais de 50 artistas sediados principalmente em Campinas/SP, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, que acontece até 27 de março, encerra sua programação de fevereiro de forma bem eclética, com apresentações voltadas a música, cinema e até literatura. Os eventos são gratuitos, com transmissões no canal do Youtube e no Facebook.

Na quinta-feira (25), às 19h30, o foco é o cinema, com uma roda de conversa sobre animação nordestina com a escritora e roteirista Alba Liberato, da Bahia, e a animadora Marila Cantuária, de Pernambuco. O evento terá mediação do co-diretor do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, o cineasta Maurício Squarisi, que há mais de 45 anos se dedica à produção cinematográfica de animação do Brasil.  Nascida em Salvador, Alba Liberato leva para suas obras o requinte do pensamento erudito com a beleza essencial da cultura popular. Entre seus trabalhos estão os roteiros para os longas de animação Boi Aruá e Ritos de Passagem, além do curta-metragem animado  Amarilis, dirigidos por Chico Liberato. Já Marila Cantuária  representa uma nova geração do mercado audiovisual. Desde 2010 trabalha como roteirista, diretora de animação, fotógrafa, ilustradora, editora e oficineira. É co-fundadora do selo de animação Produções Ordinária.

O Grupo Bolero Freak agita a noite de sexta-feira (26) com um show às 19h30.Na palestra espetáculo “Nordeste Cult”, o grupo explora a multiplicidade artística com música, teatro, circo e poesia pulsando em um ritmo alegre, ora debochado, ora provocativo, político e sempre visceral. A banda nasceu em 2017, em São Paulo, com o desejo de criar um espetáculo em homenagem aos 50 anos do disco antológico Tropicália ou Panis et Circenses. De lá para cá, a Bolero Freak já acumula importantes conquistas, como a premiação no “1° Concurso de Música de Rua do Pátio Metrô São Bento – Toca Aí”,  participação em festivais como Nômade, Festival Pinheiros, Festival Internacional de Circo e até experiência no teatro, como banda residente e parte do elenco na peça “O Rei da Vela”, remontagem histórica de 2018 dirigida por Hugo Possolo, da Cia dos Parlapatões.  

Advertisement

 “Ler é Uma Viagem” é o nome do próximo Grande Sarau, que acontece no sábado (27), a partir das 14h, celebrando a literatura. Dentre os convidados, estão Moreira de Acopiara, Katia Fonseca, Luciano Braga e Suzana Montauriol. A literatura de cordel, que desde 2018 é reconhecida como patrimônio cultural imaterial do Brasil, estará bem representada. Nascido no Ceará, Moreira de Acopiara é poeta e dramaturgo, autor de 26 livros e mais de 200 folhetos de cordel. Escritor de literatura de cordel, contos e poesia, Luciano Braga também é professor de arte, com especialização em Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, História e Cultura africana. Já a atriz, autora teatral, jornalista e ativista na área de Direitos Humanos Katia Fonseca traz para o Sarau “O Poder da Palavra”, uma apresentação sobre a vida e a obra de Torquato Neto, escritor, poeta, letrista e jornalista piauiense. Completando o elenco, Suzana Montauriol é psicopedagoga, escritora, poeta, cantora, atriz e contadora de histórias há 35 anos. Idealizadora do primeiro curso no Brasil de Educação com ênfase em contação de histórias, pela Univida/Facibra, ela se apresenta ao lado do músico Carlos Rezendes.

O Grande Sarau conta ainda com dois quadros fixos: “É mermo, Cabra?!”, com Miro Cena apresentando histórias e causos do Nordeste; e “Mão Molenga”, com narrativas animadas com os bonecos mamulengos de Denna Sossai.

Oficinas Culturais Gratuitas

Advertisement

Atração à parte no Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, as oficinas culturais também são gratuitas, mas é preciso fazer uma inscrição antecipada pelo site www.sarauvivanordeste.com.br para garantir a participação.

Na oficina “Capas de Cordéis”, que começa no dia 08 de março, os participantes poderão conhecer técnicas da xilogravura, gravura com isopor, argila e colagem para o desenvolvimento de capas de cordéis com a utilização de materiais que normalmente seriam descartados. O encontro do cordel com a xilogravura pretende oferecer aos participantes um mergulho poético, artístico e literário pela cultura regional nordestina e suas manifestações artísticas populares, a partir da produção de cordéis, retratados em versos, rimas, métricas e xilogravuras. A oficina de “Música Popular Nordestina” propõe apresentar aos participantes os folguedos e suas estruturas melódicas, harmonias, características e instrumentação, com práticas voltadas à mistura do tradicional com o popular. As três oficinas têm acompanhamento de intérpretes de libras, e encerrando a programação, haverá ainda uma oficina de Construção de Bonecos com Sucata.

 Sobre o Sarau Viva Nordeste

Advertisement

Ao longo dos meses de fevereiro e março de 2021, o Sarau Viva Nordeste – 2ª edição, festival virtual de homenagem à cultura nordestina, abre espaço para diversas apresentações de artistas sediados no estado de São Paulo, especialmente em Campinas/SP. São vários formatos: os ‘saraus aperitivos’ são uma espécie de pocket show virtual, que acontecem à noite, durante a semana; as rodas de conversa trazem à tona diálogos com coletivos e movimentos que têm o Nordeste como referência em seus fazeres artísticos. Com edições semanais, as palestras espetáculos querem despertar no público a sensação de estar em uma grande plateia, como num teatro, casa de show ou centro cultural. Os sábados são reservados para os Grandes Saraus, com mais de três horas de duração, reunindo numa mesma tarde diferentes artistas e variadas performances. Todos os eventos são transmitidos ao vivo pelas redes sociais. 

Esta nova edição do Sarau Viva Nordeste foi selecionada pelo Edital ProAc Expresso Lei Aldir Blanc 40/2020, e tem produção da Diálogos Produções Culturais. O projeto nasceu do encontro da cordelista pernambucana, arte educadora e jornalista Dani Almeida com a produtora cultural campineira Janice Castro. Engajada em diversas atividades nos espaços culturais de Campinas, a dupla decidiu fortalecer o espaço para a cultura nordestina a partir da sua região

SERVIÇO

Advertisement

Sarau Viva Nordeste – 2ª Edição

Até 27 de março de 2021

Programação completa: www.sarauvivanordeste.com.br

Advertisement

Transmissão: Youtube e  Facebook 

Próximos eventos de fevereiro:

25/02 – (5ªf) – 19h30 – Roda deConversa: A mulher nordestina no cinema, com Mulheres nordestinas na 7ª arte.

Advertisement

26/02 – (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Nordeste Cult, com o Grupo Bolero Freak

27/02 – (sáb) – 14h – Grande Sarau: Ler é uma Viagem, com Moreira de Acopiara, Katia Fonseca, Luciano Braga e Suzana Montauriol.

Programação de março:

Advertisement

04/03 – (5ª) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Canções poderosas para mulheres arretadas, com  Vanessa Oliveira.

05/03 – (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Mulheres em ação na arte do cordel, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

06/03 – (sáb) – 14h – Grande Sarau: Força Feminina Nordestina, com Bill Dias (música e poesia), Maria Cândida (contação de histórias), Trio Maria Lua (forró pé-de serra), Tin Tin Alves e Luciano Braga (teatro e poesia).

Advertisement

08 a 11/03 –  das 14h às 15h – Oficina Capas de Cordéis, com Nireuda Longobardi (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

11/03 (5ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Afronordestinas, com o Grupo La Cantante de La Trinidad e sus hijos.

12/03 (6ªf) – 19h30 – Roda de Conversa: Cordéis Femininos nas Bibliotecas, com o coletivo feminino Teodoras do Cordel.

Advertisement

15/03 a 18/03 – das 10h às 11h – Oficina: Encontro do cordel com a xilogravura, com Marco Haurélio e Lucélia Borges (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

18/03 (5ªf) –  19h30 – Sarau Aperitivo: Fadices e Bruxarias nas Terras do Cangaço, com  Suzana Montauriol e Carlos Rezendes.

19/03 (6ªf)  – 19h30 – Palestra Espetáculo: No ritmo do Coco, com o Grupo Coco Yiawarete

Advertisement

20/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste do faz e conta e encanta, com Cleusa Santo (contação de histórias), Samuel de Monteiro (cordel), Juliana Firmo (teatro) e Aldy Carvalho (música regional).

22 a 25/03 – das 14h às 15h – Oficina: Música Nordestina, com Gilber Souto Maior (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br) Evento com tradução em Libras

23 a 26/03 – das 10h às 11h – Oficina: Construção de Bonecos com Sucata, com Grumaluc – Teatro de Bonecos  (necessária inscrição prévia pelo site www.sarauvivanordeste.com.br)

Advertisement

25/03 (5ª ) – 19h30 – Sarau Aperitivo: Comidas nordestinas, comChef Marcelo Reis e a cantora Ilcéi Mirian.

26/03 (6ª) – 19h30 – Palestra Espetáculo: Encantos Circenses Nordestinos, com o Grupo Último Tipo.

27/03 (sáb) – 14h – Grande Sarau: Nordeste Circense, com Palhaço Custelinha (performance circense), Edimaria e Miro Cena (música e contação de histórias), Varneci Nascimento (cordéis divertidos)  e Ana Person (música).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare