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Indaiatuba

Prefeitura faz plantio na Rota dos Cavaleiros em comemoração ao Dia do Meio Ambiente

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 05 de junho, em Indaiatuba começou com o plantio de 200 mudas de árvores de espécies nativas no entorno da Rota dos Cavaleiros. O prefeito Nilson Gaspar (MDB) e o vice-prefeito Túlio Tomass do Couto, e o vereador Luiz Alberto Pereira, o Cebolinha (MDB), participaram do plantio ao lado de alunos da Fiec (Fundação Indaiatubana de Educação e Cultura). A programação comemorativa também contou com a equipe do Projeto Click Árvore fazendo a doação de mudas nas praças Dom Pedro II e Rui Barbosa, e palestras, apresentações de teatro e os projetos Trilha das Águas e Semeando, com estudantes de escolas municipais.

Entre as espécies nativas plantadas no trecho da Rota dos Cavaleiros, paralelo à rodovia João Ceccon, estavam os ipês branco, amarelo, rosa e roxo, sibipiruna, flamboyant gigante e pata de vaca. Todo o plantio foi acompanhado pelo secretário de Urbanismo e do Meio Ambiente, Leandro Dias de Souza, pelo assessor do Urbanismo, Guilherme Magnuson, e funcionários da equipe de plantio da Secretaria. O Saae (Serviços Autônomo de Água e Esgotos) foi representado na ação por Juliano Rufino.

A programação de Indaiatuba para a Semana Nacional do Meio Ambiente, começou segunda-feira (04) e vai até domingo (10). Durante a semana, as escolas da Rede Municipal receberão palestras e peças teatrais sobre o tema, além dos projetos “Trilha das Águas”, em parceria com o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), “Semeando” e “Rota de Recicláveis”, em parceria com a Corpus.

No sábado (09), às 10h, o Urbanismo promoverá um evento no Parque Temático, com soltura de alevinos, doação de mudas do Click Árvore e doação de hortaliças. No local será montado o laboratório móvel do Saae, estandes da equipe da Defesa Civil para orientação de combate a incêndio, do Programa de Biodiesel e do Programa de Controle da Dengue.

O Projeto “Domingo Ecológico” fechará a programação da Semana do Meio Ambiente, na Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber. O evento terá início às 13h e contará com Gincana Ecológica com a equipe Terra Encantada da empresa Domus; peça teatral com o tema Meio Ambiente da empresa Mann Hummel; Oficina de Pancs (Plantas alimentícias não convencionais) e Oficinas sobre Feiras de Ciências.

O Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) é um dos parceiros das ações da Semana do Meio Ambiente.

Programação

05/06 (terça-feira)

7h30

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r. Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

8h

Roteiro “Projeto Trilha das Águas” com os alunos da Emeb Prof. Sérgio Mário de Almeida

8h

Local: praça Rui Barbosa e praça Dom Pedro II – Centro

Doação de mudas do Projeto Click Árvore pelos funcionários da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente

Unidade móvel do Programa de Controle da Dengue

8h15

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

9h

Plantio na Rota dos Cavaleiros com os escoteiros do grupo Rosa dos Ventos

9h

Local: Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Cleonice Lemos Naressi

13h15

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

13h45

Local: Complexo Educacional Prof. Nízio Vieira – r Jordalino Pietro Bom, 297 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

14h

Local: Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Cleonice Lemos Naressi

14h

Roteiro “Projeto Trilha das Águas” com os alunos da Emeb Prof. Sérgio Mário de Almeida

06/06 (quarta-feira)

7h30

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

8h

Local: praça Prudente de Moraes e praça Dom Pedro II – Centro

Doação de mudas do Projeto Click Árvore pelos funcionários da Secretaria de Urbanismo e do Meio Ambiente

8h15

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – J. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

13h15

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio ambiente e reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

13h45

Local: Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura – r Antônio Cantelli, 1.315 – Jd. M. do Sol

Palestra “Meio Ambiente e Reciclagem” (palestrante: Valdir da Semurb – duração 20 minutos)

Peça teatral “Sane e sua turma: um passeio no Parque do Mirim” (duração 25 minutos)

07/06 (quinta-feira)

9h

Local: Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Profª Joanna Gurgel

14h

Local: Escola Nunicipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Projeto “Semeando” com os alunos da Emeb Profª Joanna Gurgel

08/06 (sexta-feira)

8h

Local: Aterro Sanitário e Centro de Triagem de Coleta Seletiva

Visita: alunos da Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura ao projeto Rota dos Recicláveis em parceria com a empresa Corpus

14h

Local: Aterro Sanitário e Centro de Triagem de Coleta Seletiva

Visita: alunos da Emeb Prof. Luiz Carlos Batista de Moura ao projeto Rota dos Recicláveis em parceria com a empresa Corpus

09/06 (sábado)

10h

Local: Parque Temático – av. Eng. Fábio Roberto Barnabé – Jd. Monte Verde

• soltura alevinos;

• Click Árvore;

• doação hortaliça;

• laboratório móvel do Saae;

• defesa civil – combate a incêndios;

• biodiesel;

• programa de controle da dengue

10/06 (domingo)

13h

Local: Escola Municipal Ambiental Bosque do Saber – r João Batista D’Alessandro, 610 – Jd. do Sol

Domingo ecológico

• Gincana Ecológica – com a equipe Terra Encantada da empresa Domus;

• Peça Teatral com o tema Meio Ambiente da empresa Mann Hummel;

• Oficina de Pancs;

• Oficinas sobre Feiras de Ciências.

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Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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