Connect with us

Geral

Prefeitura capacita servidores em autocuidado e prevenção à obesidade

imagem 152

Uma parceria público-privada global entre Prefeitura, Novo Nordisk, ImpactHub e Embaixada da Dinamarca capacita servidores das áreas de Saúde, Educação e Esportes em autocuidado, alimentação saudável, atividade física e saúde mental. O programa Cities Changing Diabetes (CCD) – Cidades Mudando a Diabetes visa prevenir a obesidade e a incidência de diabetes tipo 2 no município. Campinas é a primeira cidade do Brasil a aderir ao programa, presente em mais de 40 cidades do mundo. 

 

 

Advertisement

 

Na manhã desta quarta-feira, dia 26 de abril, os profissionais participaram do segundo encontro presencial do programa, que aconteceu no CEU Esperança, no Jardim São Marcos. Na formação, servidores de diferentes categorias – enfermeiras, médicas, cozinheiras, profissionais de educação física, nutrição e da direção pedagógica da escola – são convidados a pensar sobre aspectos de autocuidado e hábitos saudáveis em relação à sua alimentação, prática de atividade física e apoio à saúde mental, passando também pela identificação de situações de insegurança alimentar. 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

De acordo com Isis Gomes, coordenadora do CCD Campinas, os participantes estão desenvolvendo uma proposta de intervenção sobre o tema entre as três secretarias, com foco comunitário, que será oferecida à população ainda no primeiro semestre. “O foco da formação é primeiro mudar hábitos de vida do servidor que participa da formação e, depois, oferecer aos usuários dos serviços em que o profissional atua. O feedback dos participantes tem sido bem positivo”, colocou. 

 

 

Advertisement

 

 

O projeto-piloto está sendo desenvolvido na região de abrangência do Jardim São Marcos. Serão 12 horas/aula de formação com três encontros presenciais e um fechamento virtual. A primeira aula, no dia 17 de abril, foi sobre autocuidado. O encontro de hoje teve como tema atividade física e saúde mental e o próximo será no dia 28, sobre alimentação saudável e segurança alimentar.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

O conteúdo foi elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde, pela orientação do programa de Residência Multiprofissional em Educação Física, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer, pela área de Nutrição do Departamento de Alimentação Escolar da Ceasa, junto à Secretaria de Educação, e pela organização de inovação social ImpactHub.

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Após a capacitação no São Marcos, a formação com a mesma metodologia de inovação social será oferecida aos servidores de Saúde, Educação e Esportes dos outros quatro territórios apontados para o projeto. São eles: Parque Itajaí, Jardim Conceição, Jardim Nova América e DIC VI.

CCD Campinas

 

Advertisement

O programa Cities Changing Diabetes Campinas (CCD Campinas) foi lançado em março, com o objetivo de fortalecer iniciativas de redução da prevalência da obesidade, visando também achatar a curva da incidência do diabetes tipo 2, em longo prazo, em Campinas. No evento de lançamento, o prefeito Dário Saadi assinou a “Declaração do Diabetes nas Cidades”, uma carta de compromissos que os municípios participantes do Cities Changing Diabetes assinam ao aderir ao programa e que define os cinco princípios que direcionam as ações: Promoção da Saúde, Equidade, Saúde em tudo, Engajamento Comunitário e Parcerias. 

 

Ações já desenvolvidas em Campinas

Advertisement

 

 

Campinas já conta com diretrizes para cuidado de pessoas com doenças crônicas; programa municipal de alimentação nas escolas, em parceria com a Ceasa; praças esportivas espalhadas pela cidade; parceria entre esportes e educação para promoção de atividade física nas escolas. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Diabetes

 

 

Advertisement

A diabetes tipo 2 é aquele que aparece ao longo da vida, muitas vezes em razão da hereditariedade, má alimentação e sedentarismo.

 

 

Advertisement

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, são 537 milhões de pessoas com a doença no mundo e 17 milhões de pessoas no Brasil, de acordo com o Sistema de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) do Governo Federal. 

 

 

Advertisement

Já o cenário da obesidade conta com cerca de 764 milhões de pessoas no mundo, de acordo com o World Obesity Federation, e cerca de 26% da população do Brasil, alcançando 41,2 milhões de adultos, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS, 2020). 

 

 

Advertisement

Em Campinas, estima-se que entre 80 e 100 mil pessoas tenham diabetes. Já a obesidade, atinge cerca de 26% da população, com maior prevalência na faixa de renda de até um salário-mínimo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare