Connect with us

Geral

Prefeito é diplomado presidente de honra da Academia Campineira de Letras

imagem 69

As comemorações dos 50 + 2 anos da Academia Campineira de Letras e Artes (Acla) foram iniciadas na noite desta sexta-feira, dia 8 de abril, no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”.  Diplomado presidente de honra da Academia, que reúne artistas de diversos segmentos, o prefeito de Campinas, Dário Saadi, participou da cerimônia e empossou os cinco novos acadêmicos. 

 

Iniciada com a estreia de uma mostra artística, a noite seguiu com a apresentação da orquestra do Conservatório Carlos Gomes com a qual se apresentou Lara Ziggiatti Monteiro, primeiro violoncelo da Orquestra Sinfônica de Campinas e da Sinfônica da Unicamp. Também diretora do Conservatório, Lara foi uma das novas acadêmicas diplomadas. Além dela, o prefeito deu posse a  Cezar Freyesleben (pianista e recitalista), Flávio Quilici (médico, professor e escritor) Raul do Vale (professor e músico) e Jorge Alves de Lima (presidente da Academia Campinense de Letras (ACL), tornou-se acadêmico honorário na Acla). 

Advertisement

 

Os recém-membros prestaram juramento acompanhando a leitura da acadêmica Maria Leticia de Barros e Gonçalves e reafirmaram o comprometimento com os valores culturais e artísticos da humanidade. 

 

Advertisement

O prefeito Dário Saadi agradeceu à Academia pela homenagem recebida e desejou um futuro brilhante aos novos acadêmicos. “Cada um com seu dom, a escrita, a música, a palavra. É assim que construímos a cultura de nossa cidade”. Ele ressaltou o quanto o setor cultural sofreu durante a pandemia e disse que a força viva demonstrada pela Academia durante a data especial é muito importante para marcar a volta das atividades do segmento cultural, além de ser simbólica para a Prefeitura. “Campinas, que tem Carlos Gomes como a sua maior expressão nas artes, deve se orgulhar do seu passado. Tenho certeza de que também se orgulhará do futuro que construiremos”, disse o prefeito.

 

O presidente da Acla, Sérgio Capone, também reforçou em seu discurso, a alegria pela retomada das atividades culturais em Campinas e pela comemoração do aniversário. A Academia completou 50 anos em 2020, porém não houve comemoração na época por causa da pandemia de covid. “Nossa esperança é ter de volta uma Campinas ‘cultural’ ativa. É assim que vejo a data de hoje”, afirmou.     

Advertisement

 

A cerimônia também contou com a presença da secretária municipal de Cultura e Turismo, Alexandra Capriolli; do diretor de Cultura, Gabriel Rapassi; acadêmicos da Acla; e familiares dos diplomados e fundadores da casa.                                                                                                                                        

A Acla tem 40 cadeiras: 20 de letras, 10 de artes em geral e 10 de música. Foi fundada em 11 de novembro de 1970 por Lusa Ventura (jornalista), Paranhos de Siqueira (poeta), Rubem Costa (jornalista e escritor) e Jolumá Brito (historiador e radialista), como um espaço para agregar escritores e artistas. 

Advertisement

As festividades seguem neste sábado e domingo, dias 9 e 10 de abril, também no Teatro Castro Mendes.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare