Connect with us

Geral

Prefeito em exercício participa de confraternização pelo Dia do Gari

imagem 175

Cerca de 200 funcionários da limpeza urbana de Campinas tiveram um café da manhã especial neste sábado, 20 de maio, para comemorar o Dia do Gari. A confraternização, que foi realizada na empresa Campi Ambiental bem cedo, às 6h30, reuniu coletores, motoristas, mecânicos, funcionários da área administrativa e diretores. Mais dois cafés foram preparados ao longo do dia para contemplar os trabalhadores dos demais turnos. A empresa tem cerca de 600 funcionários e presta serviços de limpeza, coleta de lixo domiciliar e varrição no município.

 

Maria Lucia Camilo, ex-aluna da Faculdade da Terceira Idade da PUC-Campinas, sugeriu que em Campinas fosse comemorada a data assim como já era feito na cidade do Rio de Janeiro desde 1963, em 16 de maio, o dia oficial do gari.

Advertisement

 

O prefeito em exercício de Campinas, Wanderley de Almeida, fez questão de confraternizar com os funcionários e lembrou de quando Maria Lucia o procurou para propor a comemoração. “Admiro a dedicação dela de todos os anos trazer essa palavra de carinho aos trabalhadores. Eles chegam cedinho aqui com disposição e alegria e hoje fiz questão de vir aqui para dizer muito obrigado”, afirmou.

 

Advertisement

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destacou que a limpeza urbana é aprovada por mais de 80% da população. “Essa avaliação só é possível graças ao trabalho e à dedicação desses profissionais”, explica.

 

A idealizadora da data, Maria Lucia, explicou que teve a ideia durante a faculdade para valorizar o trabalho destas pessoas que, muitas vezes, não é percebido pela população. “Tem gente que não nota, mas felizmente a maior parte da população admira essas pessoas que, faça chuva ou faça sol, estão sempre zelando pela cidade”.

Advertisement

 

Limpeza

 

Advertisement

Esses trabalhadores recolhem, diariamente, entre 1.200 e 1.300 toneladas de resíduos nos caminhões da coleta domiciliar. Já as equipes de varrição percorrem cerca de 280 quilômetros por dia na região central, uma distância equivalente entre as cidades de Campinas e Ubatuba.

 

Gari

Advertisement

 

A palavra gari tem origem no sobrenome do francês Pedro Aleixo Gary que, enquanto viveu no Brasil, implantou o sistema de limpeza pública na cidade do Rio de Janeiro. Nesta época, a população chamava esses trabalhadores de “os meninos do Gary” ou “garys”. Com o passar do tempo, a denominação foi adaptada ao português e assim o nome da profissão ficou estabelecido como gari.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare