Connect with us

Geral

Prefeito Dário Saadi visita encontro de ferromodelismo na Estação Cultura

imagem 254

O prefeito Dário Saadi visitou na manhã deste sábado, 21 de maio, o 8º Encontro de Ferromodelismo da Região Metropolitana de Campinas, na Estação Cultura. O evento integra a comemoração dos 150 anos de fundação da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

Temos sempre que celebrar o transporte ferroviário, integrante de todos os modais, para que as pessoas possam se locomover com rapidez e segurança nesse mundo moderno”, foi com essas palavras que o prefeito Dário Saadi parabenizou a iniciativa de homenagear os 150 anos da Mogiana e a história que a Companhia construiu no Estado de São Paulo e na cidade de Campinas.

O sucesso de público dessa mostra, logo pela manhã, mostra que a iniciativa tem muito apoio. Assim, vamos manter a memória do passado das ferrovias e trabalhar para que, no futuro, possam integrar os modais de transporte na nossa região e no país”, disse.

Advertisement

O Encontro de Ferromodelismo é um evento gratuito que reúne trens elétricos em miniatura e réplicas de composições reais para os fãs do assunto. É uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prado Trens, com apoio da CPTM (Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos), Rumo Logística, da ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária), Frateschi – única fabricante da América Latina desse tipo de miniaturas e MRS.

Além do prefeito Dário, também participaram do evento a secretária de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli, os vereadores Carlinhos Camelô e Paulo Gaspar, os idealizadores do encontro, Rodrigo Prado e Foster Moz e demais personalidades envolvidas.

Companhia Mogiana

Advertisement

A Companhia Mogiana de Estradas de Ferro foi criada em 1872, com sede em Campinas. Sua construção integra a história da expansão da cultura do café em direção ao interior de São Paulo. No início, era apenas um prolongamento da ferrovia então existente, até Mogi Mirim e um ramal para Amparo, com um seguimento até as margens do Rio Grande.
Permaneceu em atividade de maio de 1875 até outubro de 1971, quando foi extinta e incorporada à Fepasa (Ferrovia Paulista S/A).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare