Connect with us

Geral

Evento aborda saúde da mulher e a redução da mortalidade materna dia 25

imagem 255

“Importância da Saúde da Mulher e da Redução da Mortalidade Materna no Município Campinas” é o tema de um encontro na próxima quarta-feira, dia 25 de maio, no Salão Vermelho do Paço Municipal. Organizado pelos Departamentos de Saúde e de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, o evento será das 13h30 às 17h. O acesso será por ordem de chegada, com capacidade para as cem primeiras pessoas.

 

A programação é variada, mas o foco é a saúde da mulher e também uma referência ao 28 de maio, data que marca o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Advertisement

 

“Pretendemos realizar um evento para provocar mudanças”, afirma a coordenadora da área de Saúde da Mulher do município, a médica Miriam Siesler Nobrega. Serão apresentados os dados sobre mortes de mulheres em idade reprodutiva, entre 10 e 49 anos, a partir do Sistema de Notificação de Violência (Sisnov) de Campinas, decorrentes de causas como violência, câncer e morte materna. “A discussão visa sensibilizar os profissionais de saúde, de modo a ampliar o olhar e desenvolver estratégias para o bem-estar e qualidade de vida da mulher campineira”, reforça.

 

Advertisement

O encontro também faz parte das estratégias do Comitê Municipal de Vigilância de Óbito Materno Infantil e Fetal. De acordo com o coordenador do comitê, o médico André Pampanini Melo, o grupo realiza “além das avaliações de todos os óbitos maternos, infantis e fetais, processos educativos por meio de discussões coletivas, capacitações e fóruns, buscando a qualificação da assistência e direcionamento de políticas públicas na linha de cuidado materno-infantil”. 

 

Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde e convidados participarão apresentando vários aspectos sobre a saúde da mulher. A mestra de cerimônias será Isabella Mantovani, coordenadora da área de Saúde Bucal do município. No encerramento está programado um café da tarde para os presentes.

Advertisement

 

A abertura para o acesso do público ao Salão Vermelho será a partir das 13h30, com encerramento previsto para 17h.

 

Advertisement

 

Programação 

 

Advertisement

13h45 – Abertura com representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Campinas.

 

14h10 – Conversando com Larissa Castro, repórter da EPTV e idealizadora do “PodFalar, Mãe!”.

Advertisement

 

14h30 – Dados da Violência contra Mulher em Campinas, com a enfermeira Ana Paula Crivelaro, articuladora do Sisnov/Devisa.

 

Advertisement

14h50 – “Mortalidade Materna: Panorama/Conceitos”, com o médico Marcelo Nomura, ginecologista obstetra, da área de pré-natal de Alto Risco da Secretaria de Saúde de Campinas.

 

15h10 – “Dados Mortalidade na Mulher e Morte Materna em Campinas”, com o médico André Pampanini Melo, ginecologista obstetra e Coordenador do Comitê Municipal de Vigilância de Óbito Materno, Infantil e Fetal.

Advertisement

 

15h30 – “Estratégias na Atenção Básica para Redução da Mortalidade Materna”, com a médica ginecologista obstetra Miriam Nobrega, da Assessoria Saúde da Mulher do Departamento de Saúde da Secretaria de Saúde de Campinas.

 

Advertisement

15h50 – “Estratégias na Atenção Hospitalar para Redução da Mortalidade Materna”, com a médica Adriana Gomes, ginecologista obstetra e docente do CAISM/Unicamp.

 

16h10 – “Papel do Profissional de Saúde no cuidado com a Mulher”, com a médica ginecologista obstetra e docente do CAISM/Unicamp, Fernanda Surita.

Advertisement

 

16h30 – Encerramento/Agradecimentos.

 

Advertisement

16h45 – Café da tarde.

 

 

Advertisement

Serviço

 

 

Advertisement

“Importância da Saúde da Mulher e da Redução da Mortalidade Materna no Município Campinas

 

Quando: 25 de maio, quarta-feira

Advertisement

 

Horário: das 13h30 às 17h

 

Advertisement

Onde: Salão Vermelho do Paço Municipal de Campinas, Avenida Anchieta, nº 200, Centro

 

Entrada: acesso por ordem chegada para as cem primeiras pessoas

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare