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Pela primeira vez, novos radares entram em operação de forma educativa

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Pela primeira vez na história da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), equipamentos de fiscalização eletrônica entraram em operação educativa na Avenida John Boyd Dunlop (JBD), com a emissão de avisos educativos aos motoristas que cometerem infrações. Esta é mais uma ação em defesa da vida no trânsito que está sendo colocada em prática, no contexto da Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito”. São quatro novos equipamentos, sendo dois medidores fixos de velocidade e dois medidores de avanço semafórico, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade.  

Até o dia 13 de junho, os equipamentos de proteção à vida coletam dados para o envio de mensagens de conscientização. Os motoristas que cometerem infrações nesse período receberão avisos educativos, que apelam à consciência e convidam para a revisão de comportamentos no trânsito. As correspondências começaram a ser enviadas na última segunda-feira, 30 de maio. O lote inicial soma 1,3 mil ocorrências registradas a partir de 17 de maio. A efetiva operação dos equipamentos e as autuações serão iniciadas a partir do dia 30 de junho.   

 

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“A fiscalização eletrônica evita acidentes e salva vidas no trânsito. Ao converter a penalidade em um apelo à consciência, convocamos os condutores para que repensem comportamentos e contribuam para zerar o número de acidentes fatais na Avenida John Boyd Dunlop”, enfatiza o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. Em 2021, 13 pessoas perderam a vida na via. Esse número representa 16% dos acidentes com vítimas fatais registrados no município. O excesso de velocidade foi responsável por 45% das mortes na via.  

 

Os dois novos medidores fixos de velocidade foram instalados no Jardim Nova Esperança, no sentido bairro – Centro da Avenida JBD, próximo à Rua Francisca Alves do Pinho; e no sentido Centro – bairro da via, anterior à Rua Francisca Alves do Pinho. A velocidade máxima permitida é de 50 km/h. 

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Outros dois medidores de avanço de sinal vermelho, parada sobre a faixa de pedestres e excesso de velocidade foram instalados no sentido Centro – bairro da Avenida John Boyd Dunlop, no Jardim Roseira, próximo à Avenida Brasília; e na altura da Estação BRT Roseira / PUCC. Estes equipamentos estão inseridos na região do “Balão do Londres”, onde uma ocorrência grave foi registrada no último domingo, 29 de maio, quando pai e filho foram atropelados por um motorista que trafegava em alta velocidade.  

 

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Para selecionar os locais de implantação dos novos equipamentos, a Emdec considerou, principalmente, os registros de acidentes graves, a chamada UPS (Unidade Padrão de Severidade). Os pontos também apresentam alta concentração de pedestres em travessias, potencial desrespeito à velocidade regulamentada e presença de polos geradores de tráfego. O custo mensal de operação dos equipamentos é de cerca de R$ 18,5 mil.  

 

Confira os dados de acidentalidade registrados nos locais que receberam os equipamentos: 

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Av. John Boyd Dunlop (B/C), próximo à Rua Francisca Alves do Pinho 

 

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– 2021: 4 ocorrências, sendo 1 acidente com vítimas e 3 sem vítimas 

 

– 2022: 2 ocorrências, sendo 1 acidente fatal e 1 acidente sem vítimas 

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Av. John Boyd Dunlop (C/B), anterior à Rua Francisca Alves do Pinho  

 

– 2021: 3 acidentes sem vítimas 

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Av. John Boyd Dunlop (C/B) x Av. Brasília  

 

– 2021: 21 ocorrências, sendo 4 atropelamentos, 6 acidentes com vítimas e 11 sem vítimas 

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– 2022: 16 ocorrências, sendo 11 acidentes com vítimas e 5 acidentes sem vítimas 

 

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Av. John Boyd Dunlop (C/B), próximo à Estação Roseira/PUCC 

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– 2021: 10 ocorrências, sendo 4 acidentes com vítimas, 2 acidentes com vítimas fatais e 4 acidentes sem vítimas 

 

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– 2022: 1 acidente com vítima 

 

 

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A Emdec implantou nova sinalização vertical nos pontos contemplados. No total, foram 16 placas instaladas – indicação de velocidade regulamentada (50 km/h), fiscalização eletrônica, orientação sobre os horários em que os detectores de avanço de sinal vermelho ficam inoperantes (19h às 6h) e indicação de semáforo a frente com velocidade regulamentada.  

 

Campanha de conscientização  

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Além dos avisos educativos enviados aos condutores, peças de comunicação visual foram instaladas na avenida para orientar a população sobre os novos equipamentos. A Emdec instalou 15 faixas, 20 banners e dois painéis, com mensagens como “Respeitar a velocidade evita mortes no trânsito. Proteja sua vida e a dos outros” e “10 km/h a menos no velocímetro pode fazer a diferença entre a vida e a morte”. O investimento nas ações educativas foi estimado em R$ 15 mil.  

 

Também estão sendo realizadas abordagens educativas nos pontos de operação dos radares. Educadores da Emdec orientam pedestres, ciclistas, motociclistas e motoristas sobre o respeito à velocidade regulamentada, respeito aos semáforos e faixas de pedestres. Na última terça-feira, 31 de maio, foi realizado o “Dia D” da conscientização em dez instituições de Ensino Médio localizadas no eixo da Avenida JBD. A comunidade escolar recebe orientações sobre comportamentos seguros no trânsito.  

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A Campanha “JBD: Morte Zerø no Trânsito” busca zerar o número de acidentes fatais na via e conscientizar a população sobre o excesso de velocidade. Lançada em fevereiro, a campanha conta com o apoio da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global (BIGRS) e é composta por blitze educativas e fiscalizatórias; reforço da sinalização viária em diversos pontos da via; além de ações de comunicação visual e nas redes sociais da Emdec. Na ocasião do lançamento, a Emdec anunciou o reforço dos equipamentos de fiscalização eletrônica como uma das ações previstas.  

 

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Equipamentos que salvam vidas no trânsito 

Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de sinistros de trânsito e impacta na gravidade dos acidentes. Ainda de acordo com a OMS, a redução de até 5% na velocidade média do veículo pode resultar em 30% menos sinistros fatais.  

 

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“Os equipamentos de fiscalização eletrônica de velocidade têm efeitos positivos na redução de sinistros graves no trânsito. Eles são uma ferramenta essencial para auxiliar a política de promoção de segurança no trânsito em qualquer lugar do mundo”, destaca o coordenador da Iniciativa Bloomberg de Segurança Viária Global no Brasil, Dante Rosado. 

 

A BIGRS trabalha com as principais organizações mundiais de segurança viária para implementar atividades de segurança no trânsito e coordenar com atores governamentais e não governamentais do país. Atualmente, a Iniciativa Bloomberg atua em 15 países e 26 cidades. No Brasil, além de Campinas, recebem apoio da BIGRS as cidades de São Paulo, Recife e Salvador.  

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