Connect with us

Geral

Música clássica: Castro Mendes recebe Concertos Petrobrás EPTV dia 16

imagem 55

O Teatro Castro Mendes recebe na terça-feira, 16 de novembro, às 20h, o trio León, Schaefer, Ring, interpretando peças de Mozart e Schubert. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar os ingressos duas horas antes do início do evento na bilheteria do teatro.

 

A realização é dos Concertos Petrobras EPTV. Depois de quase dois anos suspensa, devido à pandemia de covid-19, a série retoma sua tradicional programação que oferece concertos gratuitos pelas cidades do interior do Estado de São Paulo, em uma iniciativa  para a formação de plateias e a difusão da música clássica fora dos grandes centros. 

Advertisement

 

Formado pelo violinista Pablo de León (spalla da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo), o violista Horácio Schaefer (chefe do naipe das violas do Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e o violoncelista Roberto Ring, o trio comemora vinte anos de atividades em 2021, ultrapassando a marca de 800 concertos realizados no Brasil, além de Argentina e Chile. O grupo contará ainda com a participação do violinista Abner Landim (spalla da Filarmônica de Goiás) como solista convidado. 

 

Advertisement

O programa inicia com o Réquiem em Ré Menor, KV. 626, de Mozart, em versão para quarteto de cordas. Uma das obras-primas da música clássica, o Réquiem (missa para os mortos) foi a última composição escrita por Mozart, antes de sua morte. A peça, que ficou inacabada, carrega todo o sofrimento dos últimos meses de vida do compositor. 

 

Em seguida, o grupo toca o Quarteto nº 14 – A Morte e a Donzela de Schubert, uma das principais peças do repertório para quarteto de cordas. Escrito logo após o compositor saber que estava com sífilis, a obra é marcada por um tom trágico. Schubert reutilizou o tema de sua canção “A Morte e a Donzela” no segundo movimento, de onde se originou o apelido do quarteto. 

Advertisement

 

Serviço

 

Advertisement

Concertos Petrobras EPTV 

Trio León, Schaefer, Ring 

Dia: 16/11/2021, 20h

Advertisement

 

Programa 

 

Advertisement

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) 

Réquiem em Ré Menor, KV. 626 [versão para quarteto de cordas (1810) de P. Lichtenthal (1780-1853)]

Franz Schubert (1797-1828) 

Advertisement

Quarteto em Ré menor, nº 14, D. 810 – “A Morte e a Donzela” 

 

 

Advertisement

Teatro Municipal José de Castro Mendes 

Endereço: Rua Conselheiro Gomide, 62 – Vila Industrial – Campinas 

Tel: (19) 3272.9359 

Advertisement

Lugares: 782 

Ingressos gratuitos 

Retirada de ingressos: 2h antes do início do evento na bilheteria do teatro 

Advertisement

Protocolo para prevenção da Covid-19: uso obrigatório de máscaras de proteção facial durante toda a permanência no local; comprovação de esquema vacinal completo, ou, uma dose de vacina e teste negativo para Covid-19 do tipo PCR, realizado até 48 horas antes do ingresso no estabelecimento, ou do tipo antígeno, realizado até 24 horas antes do ingresso no estabelecimento.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare