Connect with us

Geral

Mais 50 abrigos tipo ‘Andorinha’ são instalados em bairros da cidade

imagem 47

Os 100 abrigos “Andorinha” previstos para nove áreas descentralizadas da cidade já estão beneficiando os usuários do transporte público com mais dignidade, conforto e segurança. Entre os meses de dezembro e janeiro, outros 50 abrigos foram implantados, como parte do programa de requalificação dos pontos de embarque de passageiros, encabeçado pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) e pela Secretaria de Transportes (Setransp).   

 

Nesta etapa, foram contemplados diversos bairros dos distritos de Nova Aparecida, Barão Geraldo e Sousas; e das regiões do Amarais, Parque Anhumas e Sudeste. A escolha dos locais beneficiados considerou volume populacional, alta demanda de usuários do transporte público e proximidade de pontos de interesse, como escolas ou postos de saúde. Os novos abrigos substituíram pontos de embarque antes demarcados por pontaletes.  

Advertisement

 

 “Ampliar a qualidade do transporte público a partir da visão do usuário é nosso propósito. Por isso, uma das primeiras medidas que adotamos foi expandir o programa de abrigos, que se concentrava nas regiões centrais, para os bairros de Campinas. Queremos que as pessoas que mais utilizam o transporte público possam esperar pelo ônibus com todo conforto desde os locais onde residem”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.  

 

Advertisement

Anteriormente, entre os meses de outubro e dezembro de 2021, outros 50 abrigos “Andorinha” foram implantados, beneficiando bairros das regiões do Campo Grande, Ouro Verde, Sudeste e Viracopos. A implantação foi realizada por empresa privada, como compensação ao município pela instalação de empreendimento imobiliário.   

 

Chamado de “Andorinha” em alusão a um dos símbolos de Campinas, os novos abrigos possuem cobertura, estrutura metálica e três assentos de concreto, sendo um deles destinado às pessoas obesas. Juntas, essas características proporcionam mais conforto e segurança aos usuários durante a espera pelo ônibus. A implantação inclui ainda adequação do local, aterramento e medidas de acessibilidade (espaço delimitado para cadeirantes, sinalização tátil de alerta e piso direcional).   

Advertisement

 

  A padronização da identidade visual dos abrigos permite que os usuários visualizem as linhas que atendem ao ponto. Essa informação pode ser complementada com a utilização do aplicativo “Cittamobi”, que informa, em tempo real, a estimativa de chegada do ônibus no ponto.  O “Cittamobi” está disponível para download na Google Play e na App Store.   

 

Advertisement

 

A Emdec e a Setransp agora estudam os próximos passos do programa de requalificação dos abrigos, de forma a atender a demanda remanescente dos pontos de embarque sem cobertura.  

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare