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Inclusão e mobilidade é tema de capacitação de motoristas do PAI-Serviço

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Promover um atendimento ainda mais humanizado aos usuários do PAI-Serviço. Com esse intuito, cerca de 90 motoristas do transporte inclusivo participam do curso “Inclusão, Respeito e Mobilidade”, promovido pela Secretaria de Transportes (Setransp) e pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). Os condutores foram distribuídos em três turmas e os treinamentos foram realizados na sede da Emdec. As primeiras duas formações ocorreram nos dias 6 e 27 de novembro; e o encerramento será neste sábado, dia 18 de dezembro. 

 

 

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A capacitação busca sensibilizar os motoristas sobre as necessidades dos passageiros com deficiência ou restrições de mobilidade. O PAI-Serviço garante o transporte gratuito às pessoas com restrições severas de mobilidade (que utilizem cadeira de rodas ou andador), permanente ou temporária.  

 

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“Esta é mais uma ação pensada para melhorar a vida de quem depende do transporte público coletivo para seus deslocamentos. Nosso foco é promover um atendimento de excelência, especialmente para as pessoas com restrição de mobilidade”, destaca o secretário de Transportes, Vinicius Riverete.  

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Para o presidente da Emdec, Ayrton Camargo e Silva, “o PAI-Serviço exerce um papel social importante para a inclusão das pessoas com mobilidade reduzida. Queremos garantir que seus usuários sejam acolhidos e tenham suas necessidades compreendidas pelos motoristas”, disse.  

 

 

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Os conceitos e direitos que regem o universo da pessoa com deficiência foram abordados no curso pelo Diretor de Políticas para as Pessoas com Deficiência da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Paulo Guimarães.  

 

 

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O papel dos condutores do PAI-Serviço para a integração da pessoa com deficiência na sociedade também foi discutido, com foco no exercício da empatia e da cidadania. O tema foi apresentado pela psicóloga Nádia Benzi Alves, analista de Recursos Humanos do Núcleo de Treinamento e Desenvolvimento da Emdec. 

 

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Para completar a sensibilização, depoimentos em vídeo dos usuários do PAI-Serviço, Aparecido Wagner Tesseroli e Paulo Cezar Camargo, foram apresentados aos motoristas, destacando o impacto positivo do transporte inclusivo para a sua qualidade de vida.   

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Sensibilização é destacada pelos motoristas 

 

Motorista do PAI-Serviço há cinco anos e meio, Tatiana Aparecida de Souza Camargo, contou que esta é a primeira formação desse tipo de que participa e aprovou a iniciativa. “Em nosso dia a dia, sempre buscamos estar atentos às necessidades dos usuários. Porém, a formação nos trouxe uma abordagem mais ampla, sobre como podemos ser mais sensíveis aos diversos tipos de deficiência. Gostei bastante da didática e dos profissionais que a conduziram”, disse.  

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A importância do acolhimento aos usuários foi o destaque da capacitação para o motorista Robson Soares dos Santos, que atua na profissão desde 1998 e há oito anos integra o PAI-Serviço. “Achei o conteúdo excelente, nos fez ter mais sensibilidade durante o atendimento. Na correria da profissão, acabamos esquecendo da importância de um simples ‘Bom dia’ mais empolgado ou um olhar diferente, que podem alegrar o dia do usuário e o nosso também”.  

 

 

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Atuando há mais de 20 anos como motorista profissional e há 14 anos no PAI-Serviço, Sérgio Barbosa de Oliveira, destacou o aprendizado adquirido no curso sobre os direitos da pessoa com deficiência. “Atuar como motorista do PAI-Serviço é aprender todos os dias com os próprios usuários, inclusive a dar mais valor à vida. No curso, pudemos aprender conceitos importantes para melhorar o atendimento, a atenção e o cuidado com o próximo. Tenho grande satisfação em atuar nessa área, não só por ser motorista, mas porque estou cuidando das pessoas”, disse.  

 

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Transporte inclusivo 

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O PAI-Serviço integra o Programa de Acessibilidade Inclusiva e atende todas as regiões do município. São 43 vans adaptadas e dois ônibus acessíveis, que realizam o deslocamento “porta a porta”, ou seja, buscam o usuário no local indicado e horário agendado, transportando até o ponto de destino.  

 

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Os veículos do PAI-Serviço circulam de segunda a sexta-feira, das 6h às 23h; e aos sábados, domingos e feriados, das 6h30 às 18h. As viagens para tratamento médico são priorizadas, seguidas daquelas com finalidade socioassistencial, educação, atividades diversas (lazer, prática esportiva ou religiosa e visita a familiares) e trabalho.  

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Atualmente, são 1.387 usuários ativos cadastrados. No último mês de novembro, o programa realizou 6.839 viagens.  

 

 

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O PAI-Serviço não atende emergências médicas, que devem ser encaminhadas para o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), acionado pelo telefone 192. 

 

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Como agendar 

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As viagens devem ser agendadas por usuários cadastrados junto à Emdec, pelo telefone 118 (Fale Conosco Emdec), na opção 1, que direciona para um atendente. Já a confirmação da viagem agendada previamente, pode ser feita pelo atendimento automático. O cronograma de agendamentos estabelecido para o programa pode ser consultado no site da Emdec.  

 

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Também é possível agendar as viagens e consultar o agendamento pelo aplicativo da Emdec, na opção “PAI-Serviço”. Cada usuário pode realizar um agendamento por dia, ou seja, tem direito a duas viagens (ida e volta). 

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O atual modelo adotado pelo PAI-Serviço teve início em agosto de 2006. O serviço é subsidiado pela Administração municipal, com custo mensal de R$ 1 milhão. Para consultar o regramento completo para a utilização do PAI-Serviço, acesse o texto clicando em Resolução nº 401/2017. 

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