Connect with us

Geral

Mutirão de Serviços Públicos reforça ações de combate à dengue em toda a cidade

sujeira

A Secretaria de Serviços Públicos, por meio da Coordenadoria das Administrações Regionais (Coar), recolheu, no sábado, 3 de fevereiro, 1.455 toneladas de lixo e entulho descartados irregularmente em diversos pontos da cidade. Este total foi transportado em 97 viagens de caminhão. As equipes de 14 Administrações Regionais, incluindo as dos distritos do Campo Grande e do Ouro Verde, se juntaram em um mutirão com o principal objetivo de reforçar as ações de combate à dengue.

A força-tarefa de sábado é uma ação complementar aos mutirões que vêm sendo realizados desde o início do ano pela Secretaria de Saúde, em parceria com outros órgãos públicos, para eliminar criadouros do mosquito Aedes Aegypti e conscientizar a população sobre os riscos da dengue.

Durante a semana, as equipes das ARs fizeram um mapeamento dos pontos críticos de acúmulo de resíduos que possam servir de criadouro para o mosquito transmissor da dengue. Novas ações serão programadas para as próximas semanas.

Advertisement

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, destaca que o objetivo de fazer um mutirão é ampliar o alcance das ações promovidas pela saúde. “É uma resposta da Administração Municipal no combate aos criadouros do mosquito da dengue. É uma forma de eliminar o máximo possível os pontos de descarte irregular, espalhados pela cidade, e reduzir o nascimento dos mosquitos”, diz o secretário.

Alguns dos bairros pelos quais passou o mutirão foram Parque Brasília, Jardim Campo Belo, Jardim São Pedro, Jardim Santa Mônica, Jardim Santa Eudóxia, Vila Lemos, Parque Valença 1, Jardim Roseira, entre outros.

O combate à dengue é uma responsabilidade de todos. Os cidadãos devem ter consciência e descartar os resíduos nos locais adequados, para evitar que embalagens e outros materiais tornem-se ambientes favoráveis à proliferação de mosquitos. Campinas tem coleta de lixo domiciliar em toda a cidade; 33 pontos de coleta seletiva em áreas de grande circulação; 16 ecopontos nos quais pode-se descartar resíduos gratuitatamente 

Advertisement

(portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/servicos-publicos/pagina/limpeza-urbana-dlu-); caminhão cata-treco; 12 cooperativas de reciclagem, ente outros.

Para avisar sobre descarte irregular, a população pode avisar pelo 156. Para denunciar infratores que estejam despejando resíduos irregularmente, avisar a Guarda Municipal pelo 153.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare