Connect with us

Geral

Fórum debate condição adulta das pessoas com síndrome de Down

imagem 162

 

A secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas, Vandecleya Moro, participou na quinta-feira, dia 17, da abertura do 5º Fórum Internacional Síndrome de Down. 

 

Advertisement

O tema deste ano foi “A condição adulta da pessoa com síndrome de Down e demais deficiências intelectuais”. O evento é realizado pela Fundação Síndrome de Down, conta com patrocínio da Unimed Campinas e vai até esta sexta-feira, dia 18. 

 

“É importante promover a inclusão das pessoas com Síndrome de Down e temos visto um grande empenho da sociedade civil e do poder público nesse sentido. Há certamente muito ainda a se avançar, mas o esforço coletivo nos dá esperança de mais e melhores políticas públicas para essa população”, afirmou a secretária.

Advertisement

 

O 5º Fórum tem como referência a obra do psicólogo italiano Carlo Lepri, especialmente seu último livro, “Tornar-se adulto – A condição adulta da pessoa com deficiência intelectual”, recém-lançado no Brasil pela Fundação Síndrome de Down e pela Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down.

 

Advertisement

Lepri analisa a disfuncionalidade cultural, ainda presente na sociedade, que associa a deficiência à infantilização, impedindo o desenvolvimento completo e complexo da sua condição adulta. Nesse sentido, o psicólogo formula teses e desenvolve metodologias tendo em vista a superação dessa interdição que impede que a pessoa com deficiência intelectual adentre à vida adulta. 

 

Lepri também participou do 5º Fórum Internacional Síndrome de Down e realizou uma conferência magna, apresentando suas teorias e visões sobre a condição adulta da pessoa com deficiência.

Advertisement

 

As mesas tiveram a participação de especialistas nacionais e internacionais que debateram vários aspectos relacionados à vida adulta das pessoas com deficiência intelectual – sexualidade, trabalho, envelhecimento, educação, qualidade de vida e moradia independente. Entre os convidados para o fórum estão Beatriz Garvía e Josep Ruf Aixas (ambos da Fundação Catalana Síndrome de Down – Espanha), Irma Iglesias (presidente da Federação Iberoamericana Síndrome de Down), Izabel Maior (ativista), Maria Teresa Eglér Mantoan (doutora em Educação pela Unicamp e coordenadora do Leped – Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença), Agustin Matia Amor (diretor geral da Down Espanha – Federação Espanhola de Síndrome de Down), entre outros especialistas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare