Connect with us

Geral

FJPO, servidores e voluntários se juntam para plantar árvores nativas

imagem 143

A Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO), que administra a Mata de Santa Genebra, promove nesta sexta-feira, 16 de setembro, dois plantios de 120 mudas de espécies nativas em dois trechos da Área de Preservação Permanente (APP) do Rio das Pedras. O plantio será realizado com servidores, voluntários e colaboradores da Fundação José Pedro de Oliveira. A ação integra o projeto Construtores de Florestas Urbanas/Gênesis.

 

A atividade ocorrerá às 14h, na rua Manoel Pereira Barbosa, altura do nº 294, no Parque Alto Taquaral; e às 15h, na rua Francisco Humberto Zuppi, altura do nº 684, no distrito de Barão Geraldo. Serão plantadas espécies de árvores frutíferas nativas da Mata Atlântica, tais como jequitibá, jatobá, pau D’alho, uvaia, pitanga, peroba e guaritá. 

Advertisement

 

O presidente da Fundação José Pedro de Oliveira, Cidão Santos, destaca que o Gênesis é um importante projeto que forma pequenas ilhas de floresta na cidade e contribui para a flora, a fauna e para a qualidade de vida da população.

 

Advertisement

“Por meio do Gênesis conseguimos plantar 16 mil mudas de árvores nativas. A previsão é chegar a um total de 26 mil mudas até o final deste ano nas diversas regiões de APP, bosques e praças”, afirma Cidão. Segundo ele, o Gênesis incorpora ainda uma série de ações como a produção de sementes, de mudas, educação ambiental e preservação das abelhas nativas. A ação realiza também a implantação de corredores ecológicos, com o envolvimento de escolas e da população em geral.

 

Além do plantio, são realizadas atividades como manejo de espécies; revolvimento do solo; abertura das linhas de plantio e berço; plantio de espécies nativas; tutoramento e irrigação das mudas. 

Advertisement

 

A programação até o final deste ano prevê plantios em trecho de Área de Preservação Permanente do Rio Atibaia, praça do Jardim Carlos Lourenço, praça no Jardim Tamoio, praça no Jardim Nova Europa, região do Ouro Verde, em uma área do Bosque das Palmeiras, área no bairro Village, Floresta Estadual Serra D’Água, CEI Sylvia Paschoal, CEI Nave Mãe Prof. Elenice Ap. Moraes Ferrari, trecho de APP do Rio Anhumas, APP do Núcleo de Ação Social e na ARIE Mata de Santa Genebra.

 

Advertisement

Entre as áreas que já receberam plantios estão trecho de APP do Córrego Piçarrão, trecho de APP do Córrego do Oriente, de APP do Rio das Pedras, de APP do Córrego da Boa Vista, CEI Cláudia Maria Luz Xavier, ARIE Mata de Santa Genebra e PUC-Campinas.

 

As ações são organizadas pela Fundação José Pedro de Oliveira, em parceria com as secretarias municipais de Serviços Públicos, de Educação, e do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além de instituições privadas, organizações não governamentais e com o envolvimento da sociedade.

Advertisement

 

As mudas utilizadas nos plantios são oriundas do Viveiro de Mudas da Mata de Santa Genebra e de doações realizadas pela Secretaria do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

Advertisement

 

 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare