Connect with us

Geral

Equidade de Gênero no serviço público é tema de podcast e de enquete

imagem 208

Promover uma reflexão sobre a equidade de gênero no serviço público foi o objetivo do primeiro podcast promovido pela Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas, nesta quinta-feira, dia 24 de março. O tema foi escolhido como parte das comemorações do Mês da Mulher.
O bate-papo foi conduzido pela secretária da Pasta, Eliane Jocelaine Pereira, e contou com a participação da professora e pesquisadora Letícia Godinho. Quem não conseguiu acompanhar a transmissão ao vivo, pode conferir o conteúdo disponível no endereço https://youtu.be/fLKGvS4I8cg.
Falar sobre equidade de gênero no serviço público é essencial. Muitos têm a ilusão de que não existe desigualdade uma vez que o ingresso é feito por concurso público”, disse a secretária. “Mas os dados demonstram que isso não é uma realidade e que cada vez mais se torna necessária a implementação de políticas públicas que garantam igualdade de gênero nas carreiras do setor”, concluiu.
Hoje, segundo dados apresentados por Letícia Gladinho, cerca de 46% dos cargos no serviço público são ocupados por mulheres, porém, só 36% dessas servidoras ocupam cargos de chefia. “É essencial promover relações de trabalho mais igualitárias, com acesso de todos ao crescimento na carreira”, disse.
E para que isso ocorra, segundo a pesquisadora, é preciso ter da dados sobre onde os profissionais estão dentro das instituições; polícias públicas eficazes; garantia de acesso igual às formações; horários mais flexíveis; desenvolvimento de um processo de recrutamento mais objetivo e sensível.
Outro ponto importante citado é a necessidade de mudança nas relações familiares, com distribuição igualitária das tarefas domésticas e nos cuidados com a família. “A maternidade, por exemplo, impacta de forma diferente nas oportunidades de homens e mulheres. A fertilidade feminina é vista como um risco, enquanto a do homem demonstra estabilidade, isso porque a mulher acaba sendo a grande responsável pelos cuidados com o filho”, disse.
Enquete
Para subsidiar a construção de um plano de equidade de gênero na Prefeitura, a Secretaria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas abriu uma enquete sobre o tema. O questionário está disponível no link https://bit.ly/3isYRzw.
A primeira enquete é sobre equidade de gênero, mas nosso plano de ação irá além, incluindo raça/cor. É essencial que os servidores participem, nos enviem suas percepções sobre o tema. As mudanças são necessárias, mas dependemos de todos para que ela aconteça”, disse Eliane Jocelaine.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare