Connect with us

Geral

Prefeitura destaca ecossistemas de inovação em evento na Unicamp

imagem 207

O secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Newton Frateschi, da Prefeitura de Campinas, falou sobre a participação do poder público no ecossistema de inovação do município durante um evento realizado na terça-feira, dia 22 de março, na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O encontro marcou a celebração de um acordo de cooperação técnica entre a Unicamp e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O objetivo é promover atividades conjuntas, criando uma rede de apoio entre as duas instituições para a disseminação do uso qualificado do sistema de propriedade industrial.

Em sua apresentação, Frateschi abordou o trabalho do ecossistema de inovação da cidade, inscrito no Prêmio CNI de Inovação, com cerimônia realizada no dia 8 de março em São Paulo. Campinas concorreu com outros 68 ecossistemas e se consolidou no top 3 do Brasil com a participação de 41 atores de inovação entre poder público, universidades, aceleradoras, empresas e institutos de pesquisa.

Advertisement

O secretário-adjunto destacou a forte integração que existe entre os diversos atores para o desenvolvimento tecnológico “uma patente é um sinal de algo e não a razão de algo. Há muito conhecimento em desenvolvimento que muitas vezes fica restrito a um grupo. Por isso, essa rede de apoio é fundamental”, afirmou Frateschi.

Temos um ecossistema bem montado e ousado, mas que pode, a partir dessa parceria, ganhar uma dimensão ainda maior, envolvendo o mundo empresarial e gerando uma economia baseada em conhecimento, capaz de resolver os problemas da sociedade. Estamos apostando em um futuro melhor”, destacou o reitor da Unicamp, professor Antonio Meirelles.

O INPI é o órgão oficial do governo responsável pelos direitos de propriedade industrial no Brasil. A parceria com a Unicamp é a 50ª feita pela autarquia federal do Ministério da Economia. Ela foi vista como um salto de qualidade no portfólio do instituto e possibilita ao órgão estar mais próximo do setor científico e tecnológico em um dos três melhores ecossistemas de inovação em estágio avançado do país.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare