Connect with us

Geral

Engajamento no combate às arboviroses é tema de palestra na Câmara

imagem 135

O combate às arboviroses foi pauta da Câmara Municipal nesta segunda-feira, 24 de abril. Com o tema “Dengue, Zica e Chikungunya: Situação Epidemiológica em Campinas e o Compromisso do Poder Legislativo”, a palestra teve o objetivo de orientar e mostrar a importância do engajamento dos órgãos públicos na luta contra essas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Também foi feita apresentação sobre o programa Compromisso PMC contra as Arboviroses da Prefeitura de Campinas.

 

O evento integra atividades da Frente de Combate à Dengue do Legislativo, criada pela Câmara de Campinas, que irá desenvolver uma série de ações de orientação junto aos servidores, vereadores e funcionários das empresas terceirizadas que prestam serviço à Casa para trazer informações de prevenção à doença e combate ao mosquito transmissor, o Aedes aegypti.

Advertisement

 

De acordo com o vereador Luiz Rossini, presidente da Câmara, cada uma das pessoas que trabalham na Casa do legislativo municipal pode ser um agente de conscientização contra a dengue, ajudando no combate à doença não somente em seu ambiente de trabalho, mas junto a sua família, amigos e vizinhos. “É muito importante que possamos capilarizar e formar multiplicadores para combater as arboviroses. A dengue é um problema de saúde, mas não é somente a Secretaria de Saúde sozinha que consegue fazer prevenção e controle. Precisamos de todos nesta luta”, afirmou Andrea von Zuben. 

 

Advertisement

Para o coordenador do Comitê, Sidnei Furtado, é preciso se preparar para cenários futuros de pandemias e epidemias e esse é um desafio que precisa do engajamento de toda a sociedade e do poder público. “A iniciativa da Câmara dos Vereadores de Campinas é de grande ajuda para que possamos conseguir alcançar ainda mais pessoas nesta luta”. 

 

 

Advertisement

Compromisso PMC

 

 

Advertisement

O trabalho proposto no Compromisso PMC foi lançado no dia 30 de março pelo prefeito Dário Saadi. Vai durar 15 semanas consecutivas e atingir todos os equipamentos da Prefeitura, serviços da administração pública direta e indireta, contratados e conveniados e suas respectivas pastas sobre a tendência de agravamento do cenário das arboviroses em 2023 e necessidade de engajamento em ações de combate ao mosquito Aedes aegypti. 

 

 

Advertisement

Neste período, as equipes vão ressaltar a importância da retirada dos criadouros e distribuir um checklist para que todos os servidores verifiquem a presença de recipientes ou estruturas que acumulam água e possam servir de criadouros do mosquito. 

 

 

Advertisement

Números

 

Campinas registrou de janeiro até o momento 4.160 casos de dengue. A primeira morte pela doença em 2023 foi confirmada nesta segunda-feira, 10 de abril. Trata-se de um homem de 86 anos, morador da área de abrangência do Centro de Saúde Taquaral (região leste da cidade). Ele apresentou os primeiros sintomas em 22 de fevereiro e morreu em 4 de março.

Advertisement

 

 

No mesmo período, foram registrados sete casos de chikungunya.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare