Connect with us

Geral

Encontro ‘Urbanismo inovador’ propõe modelo de desenvolvimento sustentável

imagem 85

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, organizou o encontro “Urbanismo inovador – um passo para o desenvolvimento sustentável” na manhã desta sexta-feira, 11 de março, no Hotel Vitória. O evento teve apoio do Secovi-SP (Sindicato da Habitação), Sinduscon-SP (Sindicato da Construção Civil) e da incorporadora e imobiliária 3 Z Realty. O objetivo do evento foi discutir e apresentar iniciativas inovadoras para inserir Campinas em um novo modelo de desenvolvimento sustentável.

 

 

Advertisement

O prefeito Dário Saadi participou da abertura e destacou que Campinas vem se preparando para a retomada da economia e do desenvolvimento. “Estamos com várias ações, como o Paes (Programa de Ativação Econômica e Social), por exemplo, para tornar Campinas mais competitiva. Trabalhamos muito para mudar a ideia de que a cidade é hostil para os empreendedores. Hoje estamos aqui para discutir com especialistas quais as condições adequadas para um desenvolvimento mais sustentável”, disse o prefeito. 

 

 

Advertisement

A secretária municipal de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat, apresentou o Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), para inserir a cidade no ecossistema de inovação tecnológica. A principal proposta prevê a mudança no zoneamento da área (onde funcionava o Ciatec, Fazenda Santa Cândida, região norte) para que possa ser de uso misto, com residências, comércio e serviços; o que não é permitido pela lei atualmente. 

 

 

Advertisement

“O objetivo do evento é inserir Campinas no ecossistema de inovação e tecnologia por meio de um planejamento sustentável para implantação de um projeto urbanístico para o Polo. Queremos criar um ambiente de negócios para desenvolver aquela região”, explicou a secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat. 

 

 

Advertisement

A partir daí, continua Baracat, “propor ações e incentivos para atrair empresas para investir naquela região, onde o urbanismo será inovador, com conceito de sustentabilidade e qualidade de vida voltado às pessoas, com uso de tecnologia e valorização dos eixos de transporte coletivo e arborização”.

 

 

Advertisement

Também participaram do evento os secretários municipais do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes; de Desenvolvimento Econômico, Adriana Flosi; de Finanças, Aurílio Caiado; de Cultura e Turismo, Alexandra Caprioli; de Trabalho e Renda, Gustavo Tella; o presidente da IMA (Informática de Municípios Associados), Elias Tavares; o presidente da Câmara Municipal de Campinas, vereador Zé Carlos, e empresários, arquitetos e engenheiros dos setores de construção civil, habitação, tecnologia, e outros.

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare