Connect with us

Geral

Encontro discute uso racional de medicamentos com profissionais da saúde

imagem 63

A Secretaria de Saúde realiza nesta terça-feira, 9 de maio, encontro com os profissionais da rede municipal para discutir o uso racional de medicamentos, principalmente Omeprazol e aqueles para tratamento de transtornos psiquiátricos. Durante todo o dia, no Salão Vermelho do Paço Municipal, haverá palestras ministradas por profissionais da rede e de outros serviços, e discussões sobre o tema.

 

O evento, organizado pela Comissão de Medicamentos e Terapêutica, tem como objetivo promover uma reflexão junto aos profissionais em relação à prescrição e dispensação, além do cuidado com o paciente para que entenda os riscos causados pela automedicação ou pelo uso inadequado dos medicamentos.

Advertisement

 

O prefeito Dário Saadi ressaltou a importância da padronização, dispensação e uso racional de medicamentos. “É preciso conscientizar os pacientes, capacitar os profissionais da rede para que orientem a população sobre a relação da mudança de estilo de vida com a melhoria das condições de saúde”, afirmou. 

 

Advertisement

A cerimônia de abertura do evento também contou com a participação do secretário de Saúde, Lair Zambon; da diretora do Departamento de Saúde, Sara Sgobin; e do secretário de Trabalho e Renda, Gustavo Tella. 

 

Lair Zambon destacou o trabalho realizado pela equipe da pasta na gestão da padronização dos medicamentos. “Padronização e dispensação são assuntos complexos do ponto de vista de gestão pública e extremamente importantes. Campinas, em relação a outros municípios, tem cerca 60% a mais de medicamentos padronizados e as equipes da diretoria de Saúde e Administrativa fizeram um excelente trabalho desde que assumimos a pasta”, comentou. 

Advertisement

 

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que mais da metade dos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos de forma inadequada, e que metade dos pacientes não os utiliza corretamente.

 

Advertisement

Durante esta semana os farmacêuticos das unidades de saúde promoverão ações educativas sobre o tema para os pacientes e servidores do local.

 

Números

Advertisement

 

A dispensação de medicamentos nas farmácias dos 66 centros de saúde teve um aumento de cerca de 7,5% entre 2019 e 2022 (em 2020 e 2021 os números são menores em razão da pandemia). No ano passado foram atendidas 1.368.957 prescrições. Em 2019, 1.273.761.

 

Advertisement

Os mais procurados e as prescrições dispensadas em 2022:

 

– Dipirona 500 mg – 190.503

Advertisement

– Losartana 50 mg – 116.144

– Hidroclorotiazida – 25 mg – 81.930

– Sinvastatina – 20 mg – 76.928

Advertisement

– Ibuprofeno – 300 mg – 73.576

– Omeprazol – 20 mg – 72.810

– Anlodipino – 5 mg – 65.234

Advertisement

– Sertralina – 50 mg – 64.451

– Dipirona (gotas) – 64.342

– AAS 100 mg – 61.454

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare