Confira as mudanças para emissão de NF para MEIs, que começam a valer em 01 de setembro
A partir do dia 1º de setembro, haverá mudanças para emissão de NF para MEIs. O procedimento será realizado por meio do Portal Nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, disponível através deste LINK. Inicialmente prevista para ocorrer em abril, a transição foi adiada pelo Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN), permitindo que as empresas tenham mais tempo para se adaptar à mudança.
Principal objetivo das mudanças para emissão de NF para MEIs
O objetivo principal dessa medida é estabelecer um sistema unificado que seja válido em todo o território nacional. Para que os microempreendedores utilizem esse novo sistema federal, o primeiro passo será realizar o cadastramento, que pode ser feito tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, no Portal Nacional de Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica.
Uma vez cadastrados, os MEIs terão a possibilidade de acessar suas contas e ajustar as configurações necessárias para o primeiro acesso. Dessa forma, a emissão das notas fiscais estará liberada, podendo ser realizada diretamente pelo site ou por meio do aplicativo disponível para essa finalidade.
O governo já disponibilizou um link específico, contendo um eBook e vídeos com um guia passo a passo sobre como realizar o cadastro e emitir notas fiscais através do Portal da Nota Fiscal de Serviços. O material pode ser acessado AQUI!