Geral

Buscando uma vaga na USP? Fuvest recebe inscrições para o vestibular 2024

Período de inscrições começa nesta quinta, 17 de agosto, às 12 horas, e vai até o dia 6 de outubro; são 8.147 vagas disponíveis em diversos cursos da USP

Quem pretende concorrer a uma vaga em cursos de graduação da USP já pode fazer a inscrição no vestibular a partir das 12 horas desta quinta, dia 17 de agosto. Organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), o concurso é o que tem mais vagas disponíveis: são 8.147 em cursos de graduação de diversas áreas. Outras 3 mil vagas serão distribuídas em outras duas formas de ingresso: o Enem USP e o Provão Paulista.

O interessado precisa acessar o site da Fuvest neste link, fazer o cadastro até o dia 6 de outubro e pagar a taxa de R$ 191. O período para pedidos de redução da taxa já terminou e a lista de vestibulandos contemplados está disponível no site, na área do candidato.

Para ajudar o vestibulando, a Fuvest disponibilizou quatro guias temáticos que compõem o novo Manual do Candidato. Os guias estão divididos de acordo com as necessidades de cada momento do candidato no concurso, do vestibular até a matrícula. Os guias estão disponíveis para download gratuito no formato PDF.

Guia de Carreiras e Cursos traz informações sobre os cursos oferecidos pela USP e as carreiras para inscrição no vestibular. O Guia de Jornada mostra todas as etapas da inscrição no vestibular até a matrícula na USP.

As informações sobre as provas da primeira e da segunda fase do vestibular estão no Guia de Provas, que apresenta também detalhes sobre a prova de competências específicas para as carreiras de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais. Já o Guia de Inclusão e Acessibilidade trata de inclusão social e de condições específicas para a execução da prova do vestibular.

A prova de conhecimentos gerais da primeira fase do vestibular da Fuvest será no dia 19 de novembro — os candidatos ficam sabendo o local de prova no dia 3 de novembro. As provas da segunda fase acontecem no dia 17 de dezembro, com questões de Português e Redação, e 18 de dezembro, com as disciplinas específicas de acordo com a carreira escolhida. A primeira chamada para convocação de aprovados está prevista para o dia 22 de janeiro.

Vagas oferecidas

Além da Fuvest, a USP terá mais duas formas de ingresso para os novos estudantes: o Enem USP e o Provão Paulista. Em todos os processos de seleção, a USP reservará 50% das vagas de cada curso de graduação e turno para candidatos egressos de escolas públicas (EP).

O número total de vagas oferecidas pela USP – 11.147 – não terá alteração em relação ao ano passado. Para a seleção pelo vestibular da Fuvest, das 8.147 vagas oferecidas, 4.888 serão reservadas para candidatos na modalidade Ampla Concorrência; 2.053 vagas para candidatos egressos da escola pública (EP); e 1.206 para estudantes de escola pública autodeclarados pretos, pardos e indígenas (EP/PPI).

Para a seleção do Enem USP estão sendo destinadas 1.500 vagas: 685 serão para Ampla Concorrência; 512 para estudantes EP e 303 para estudantes EP/PPI.

O Provão Paulista é uma forma de avaliação seriada, que será aplicada pela Secretaria Estadual da Educação, aos estudantes do 1º, 2º e 3º anos das escolas públicas estaduais de ensino médio. Nesse programa, a USP oferecerá 1.500 vagas, das quais 558 são voltadas a estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI).

Esalq – Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), unidade da USP em Piracicaba, são 430 vagas, distribuídas em sete cursos: AdministraçãoCiências BiológicasCiências dos AlimentosCiências EconômicasEngenharia AgronômicaEngenharia Florestal e Gestão Ambiental. Os alunos dos cursos de Engenharia Agronômica e de Engenharia Florestal podem inscrever-se, paralelamente ao bacharelado, em disciplinas para obter o grau de licenciado em Ciências Agrárias; e os estudantes Ciências Biológicas, o de licenciado em Ciências Biológicas. Os alunos dos cursos de Ciências dos Alimentos e Engenharia Agronômica podem ainda obter o duplo-diploma por meio do programa com instituições francesas. Desde 1901, a Esalq já formou mais de 17 mil profissionais, sendo referência nacional e internacional em Ciências Agrárias, Ambientais, Biológicas e Sociais Aplicadas.

Para fazer a inscrição clique aqui. Para saber mais acesse a página www.fuvest.br/vestibular-da-usp.

Com informações do Jornal da USP

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock