Connect with us

Geral

Educação vai contratar psicólogos e assistentes sociais para as escolas

imagem 111

A Secretaria Municipal de Educação pretende admitir, por meio de concurso público, 50 psicólogos e 50 assistentes sociais para atuar nas escolas da rede municipal. O projeto de lei solicitando a criação desses cargos, que terão formação específica, vai ser encaminhado à Câmara Municipal de Campinas, na próxima semana.

“Esses profissionais, dentro das suas competências, serão canais facilitadores para auxiliar a convivência ética nas escolas, reforçando os programas já existentes de combate ao bullyng, racismo e intolerâncias e assim garantem que o ambiente escolar seja permeado pelo respeito à diversidade”, explicou o secretário municipal de Educação, José Tadeu Jorge.

A expectativa é de que esses 100 novos profissionais cheguem às escolas no próximo ano, caso tenha a concordância do legislativo. Essas admissões já vinham sendo trabalhadas pela Secretaria de Educação e atendem a lei federal 13.935/19.

Advertisement

“Esses profissionais vão estabelecer sistemáticas de apoio à saúde mental da comunidade escolar e fazer a análise e encaminhamentos relacionados às questões sociais”, contou Tadeu Jorge.

As práticas restaurativas e a cultura de paz são promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, dentro das escolas, há mais de 10 anos e serão ampliadas com as novas ações em cursos.

Nesse segundo semestre, todas as 208 unidades municipais passam a ser monitoradas, por meio de câmeras de segurança, pelo Cimcamp, ligado à Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública.

Advertisement

A partir desta segunda-feira, 24 de abril, os diretores das escolas municipais, se reúnem com a Secretaria de Segurança Pública para conhecerem o Projeto Égide. Após isso, entra uma nova fase do projeto que é a preparação e a formação da comunidade escolar para agir em situações de riscos.

Além disso, as escolas já têm um canal de comunicação exclusivo com a Guarda Municipal. “Sendo assim, acredito que estamos construindo um conjunto de ações para garantir as melhores condições de segurança nas escolas”, concluiu o titular da pasta da Educação de Campinas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare