Connect with us

Geral

Defesa Civil disponibiliza uma viatura para apoio no combate a incêndio

imagem 148

Em reunião da Operação Estiagem na tarde de quinta-feira, 20 de maio, a Defesa Civil de Campinas comunicou ao Corpo de Bombeiros que colocou à disposição da corporação uma viatura chamada Unidade de Apoio de Combate a Incêndio.

Trata-se de uma caminhonete equipada com um tanque de capacidade de 400 litros de água, que pode ser solicitada pelo Corpo de Bombeiros como suporte para combater fogo em matas.

A Defesa Civil também divulgou que foram captados 19 focos de incêndio apontados pelo satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), sendo que entre estes 11 foram constatados pelas equipes nos primeiros 15 dias de Operação Estiagem em Campinas. Neste mesmo período, foram realizadas 10 vistorias preventivas em áreas de potencial risco de incêndio.

Advertisement

Operação Estiagem 2021
A Operação Estiagem 2021 começou no dia 1º de Maio e vigora até 30 de setembro. Esta época do ano é marcada principalmente por queimadas em áreas de vegetação, baixa umidade relativa do ar, as quedas bruscas de temperatura e baixa vazão dos mananciais. A coordenação da Operação é da Defesa Civil e o Comitê Gestor da Operação é constituído por várias secretarias e autarquias municipais.

A Operação Estiagem tem como foco principal a intensificação no monitoramento e no combate a incêndios. As queimadas, junto com a baixa umidade do ar, provocam problemas respiratórios nas pessoas, que acabam procurando os serviços de saúde para atendimento médico.

A novidade para este ano é o uso do Sistema de Informação em Saúde Silvestre (SISS-Geo) da Fundação Oswaldo Cruz, durante as vistorias preventivas no município de Campinas pelos agentes da Defesa Civil em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde – Unidade de Vigilância de Zoonoses de Campinas – UVZ, contribuindo com informação antecipada da ocorrência da circulação de doenças em animais silvestres antes que possam afetar os humanos.

Advertisement

O decreto nº 21.436 que institui a Operação Estiagem em Campinas foi publicado na edição do dia 12 de abril de 2021 no Diário Oficial e o comitê gestor é composto pelas secretarias de Governo, de Saúde, do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Serviços Públicos, de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, de Educação, Sanasa e Fundação “José Pedro de Oliveira” – Mata Santa Genebra.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare