Connect with us

Geral

Balanço parcial aponta 222.827 pessoas vacinadas contra a gripe

imagem 94

O balanço parcial da Campanha de Vacinação contra a gripe (Influenza) divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde nesta sexta-feira, 10 de junho, mostra que desde o início da estratégia, em 26 de março, 222.827 pessoas foram vacinadas em Campinas. A campanha segue até o próximo dia 24 de junho. É fundamental que as pessoas procurem um dos 65 Centros de Saúde da cidade para tomar as vacinas. Na página www.vacina.campinas.sp.gov.br estão disponíveis os endereços das unidades e os horários de funcionamento das salas de vacina.

 

Estão incluídos na campanha de vacinação pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também estão contemplados os caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Advertisement

 

A articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaúla Vizelli, reforça que as vacinas são seguras e reduzem o risco de morte e as hospitalizações. “Além de ser a melhor forma de proteger você e a sua família da gripe, a vacina é segura e eficaz. É importante lembrar que mesmo quem tomou o imunizante contra a gripe no ano passado precisa se vacinar agora. A vacina é atualizada todos os anos e previne casos graves e mortes além de diminuir a lotação do sistema de saúde”, destaca.

 

Advertisement

Chaúla também alerta que uma pessoa pode transmitir o vírus da gripe para outras pessoas antes de saber que está infectada. “A vacinação é uma das formas mais importantes de prevenção e é indicada para todos a partir dos seis meses de idade”, lembra a articuladora.

 

Balanço parcial

Advertisement

 

Do público-alvo da campanha, o balanço parcial da Secretaria de Saúde aponta que, até o momento, os idosos alcançaram a maior cobertura vacinal, 86%, com 126.410 doses aplicadas. Na sequência está o grupo de trabalhadores de saúde, com 58% de cobertura prevista e 30.253 pessoas vacinadas. Com relação às crianças, a cobertura vacinal de 40% representa 25.413 doses aplicadas. A cobertura vacinal das gestantes está em 34% com 3.488 mulheres e, no caso das puérperas, 47% do grupo foi vacinado (791 doses aplicadas). 

 

Advertisement

Sarampo

 

Concomitante à vacina da gripe, as unidades de saúde também aplicam a vacina contra o sarampo que é direcionada para crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Foram aplicadas 21.777 doses para esse público, 34% do total previsto. 

Advertisement

 

Também estão sendo vacinados os profissionais de saúde que estejam com doses da vacina contra o sarampo atrasadas. Foram aplicadas 1.182 doses neste público.

 

Advertisement

As duas vacinas, contra gripe e sarampo, podem ser aplicadas ao mesmo tempo.

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare