Connect with us

Geral

Ambulância do Samu usará tecnologia para agilizar atendimento dos chamados

imagem 43

 

 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Campinas passará a utilizar ferramentas tecnológicas para aumentar a eficiência na logística dos atendimentos. O serviço terá o georreferenciamento como auxiliar no rastreamento das ambulâncias em tempo real, ajudando na tomada de decisão e regulação dos atendimentos móveis de urgência pré-hospitalar.

Advertisement

 

 

As ambulâncias básicas e de suporte avançado (UTI) passarão a contar com tablets embarcados e com rastreamento por GPS, indicando a localização de cada uma. O sistema estará integrado a um mapa de ocorrências atendidas e permitirá também a inserção de dados do paciente no momento do atendimento.

Advertisement

 

 

O diretor de Urgência e Emergência da Rede Mário Gatti, Steno Pieri, informou que as equipes estão sendo treinadas e que a previsão é que o sistema comece a funcionar este mês. A Rede adquiriu 13 tablets para as ambulâncias.

Advertisement

 

 

O Samu recebe, em média, 220 chamados por dia, que incluem pedidos de socorro médico, orientações, informações gerais. As ambulâncias de suporte avançado atendem a média diária de dez ocorrências, e as de suporte básico, 28.

Advertisement

 

 

Atualmente, quando o telefone 192 do Samu toca, a ligação é atendida por telefonistas auxiliares de regulação médica, que identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, as chamadas são remetidas ao médico regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias, quando necessário. A comunicação da central do Samu com a ambulância é feita por rádio.

Advertisement

 

 

Com a tecnologia, o acionamento da ambulância será feito diretamente no tablet da equipe socorrista mais próxima do local. O deslocamento será monitorado pela Central de Regulação por meio de GPS nas ambulâncias.

Advertisement

 

 

Ao chegar ao local, os socorristas fazem a avaliação da vítima, prestam os primeiros socorros e informam a situação para a central, pelo tablet. O médico regulador define os procedimentos a serem adotados e para onde levar o paciente. O contato do médico com a equipe da ambulância continua até o paciente chegar ao destino.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare