Connect with us

Geral

Alunos cegos ou com baixa visão receberam óculos com dispositivos digitais

imagem 145

Quarenta alunos cegos ou com baixa visão da rede municipal de ensino receberam na tarde desta sexta-feira, 17 de março, óculos com um dispositivo digital, que escaneia, em tempo real, e “traduz” por meio de voz, ambientes, objetos, textos e identifica pessoas. Na tarde desta sexta-feira, o prefeito Dário Saadi entregou alguns equipamentos com a nova tecnologia aos alunos da Educação Especial matriculados na rede municipal de ensino.

 

O investimento foi de R$ 1,2 milhão na aquisição de 81 aparelhos. Os óculos serão concedidos aos alunos para que eles usem tanto na escola quanto em casa, por meio de comodato (empréstimo). A rede municipal de ensino tem 69 mil alunos matriculados, sendo 1,8 mil na Educação Infantil. 

Advertisement

 

Nova tecnologia

 

Advertisement

A nova ferramenta de inclusão também estará disponível nas 28 salas de recursos da rede municipal (onde os alunos da Educação Especial fazem atividades de inclusão no contraturno escolar) e nos órgãos administrativos da Secretaria Municipal de Educação, que fazem atendimento público.

 

“Essa é uma ação extremamente inclusiva. O poder público tem de ter essa sensibilidade e oferecer estrutura para a aprendizagem e de inclusão”, disse o prefeito.

Advertisement

 

Tanto os alunos quanto os pais e familiares vão receber um curso para o uso da tecnologia. No entanto, não há muito segredo na utilização do aparelho. Para ligar, basta dar dois toques no dispositivo. Em seguida, ele começa a fazer a leitura dos ambientes, livros, telas e assim sucessivamente.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare