Connect with us

Geral

Live da EGDS debate masculinidades, gênero e os comportamentos tóxicos

imagem 146

O Conectando Saberes, série de lives promovidas pela Escola de Governo e Desenvolvimento do Servidor (EGDS), trouxe, nesta sexta-feira, 17 de março, o tema “Masculinidades, gênero e comportamentos tóxicos”. O conteúdo gravado está disponível no endereço https://bit.ly/3Anntng .

 

 

Advertisement

 

Fabrício Dorigati trouxe uma reflexão sobre o modelo atual da masculinidade e os seus efeitos, tanto para os próprios homens, como para o aumento da violência contra mulheres, crianças e jovens. 

 

Advertisement

 

 

O convidado fez um resgate da construção da sociedade e como a forma como os meninos são criados influencia na perpetuação da violência estrutural de gênero, geram sofrimentos e adoecimentos diversos, tanto para homens, quanto para mulheres. “Para os meninos, não há espaço para chorar, para falar de sentimentos, porque homens têm que ser machos, fortes e viris”, disse. “Os homens aprendem a esfera da dominação, aprendem a invisibilizar as dores próprias e alheias”, completou. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Ainda segundo ele, as novas gerações, embora tenham mais acesso à informação, têm muitos desafios. “O grande desafio das novas gerações não é a quantidade de informações e sim, em como transformar tudo o que chega em conhecimento, além de lidarem com uma grande polarização de informações”, explicou. 

 

 

Advertisement

 

Dorigati reforçou que é preciso criar espaços onde essa temática possa ser debatida de forma segura e sem julgamentos. “A mudança não é de um dia para o outro, mas em poucos meses já é possível ver alguma mudança. As empresas públicas e privadas têm um papel muito importante nesse processo de transformação, pois podem fomentar desde palestras, cursos, workshops e oficinas, até o desenvolvimento de ações, projetos, programas e políticas públicas”, finalizou. 

 

Advertisement

 

 

A live faz parte da programação de atividades do Mês da Mulher. “O Fabrício trouxe um debate rico, com muitas interações dos servidores. Essa temática é muito importante no serviço público, que trabalha na formação e atendimento do cidadão, tendo grande responsabilidade na mudança deste cenário”, disse Fábio Custódio, diretor de Apoio à Gestão e Projetos Integrados. “É preciso que a sociedade, em especial os homens, compreenda que só mudaremos os cenários atuais de violências e desigualdade se o debate for com todos, todas e todes, e nos diversos setores da sociedade”, disse 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Além da live, a Escola também preparou o seminário “Protagonismo Feminino no Serviço Público Municipal: memórias, desafios, e perceptivas num contexto de constantes mudanças no mundo do trabalho” para encerrar o Mês da Mulher. 

 

 

Advertisement

 

Fabrício Dorigati

 

Advertisement

 

 

Fabrício Dorigati, mediador de conflitos no âmbito familiar e organizacional. Formado em Comunicação Social e Serviço Social, trabalha com comunicação interna, gestão de pessoas e desenvolvimento humano para melhorar o relacionamento entre as pessoas e no ambiente de trabalho com foco em: convívio, diálogo e fortalecimento de vínculos; Prevenção/Pósvenção do Risco de Suicídio e Prevenção da Violência Contra a Mulher. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

Foi um dos criadores da Política Pública para homens autores de violência, na Prefeitura Municipal de Campinas, chamada SERAVI – Serviço de Responsabilização e Reeducação ao Autor de Violência e Organizador do Programa “Homem Sim, Consciente Também”, na Polícia Civil, na 2ª DDM (Delegacia de Defesa da Mulher de Campinas).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare