Connect with us

Geral

Administradores de parques municipais fazem curso sobre febre maculosa

imagem 206

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou nesta sexta-feira, dia 22 de outubro, no Centro de Resiliência às Emergências do Parque Ecológico, uma capacitação sobre a febre maculosa para administradores de parques municipais. O objetivo foi realizar uma abordagem preventiva com os profissionais a respeito dos riscos de parasitismo por carrapato-estrela em funcionários e visitantes desses espaços. Um novo treinamento será realizado na segunda-feira, dia 25, no período da tarde.

 

A atividade intersetorial parte de demanda do Comitê Municipal de Arboviroses e foi realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Saúde – à qual a UVZ está vinculada, Secretaria de Serviços Públicos, e com apoio da Defesa Civil de Campinas. Participaram profissionais do Bosque dos Cambarás, Jequitibás, Santa Bárbara, Vila União, Vida Nova, Mariguela, Barão Geraldo, Artistas e São Domingos, além do Parque Lagoa do Mingone, Lagoa do Jambeiro e Pedreira do Chapadão.

Advertisement

 

“Os parques são espaços de lazer importantes na cidade, com alta frequência de visitantes, no entanto, como toda área verde, podem apresentar carrapatos na vegetação e é importante que os administradores estejam bem informados com relação a isso”, disse a coordenadora da UVZ, Elen Fagundes Costa Telli.

 

Advertisement

Os técnicos da UVZ também treinaram os profissionais para fazerem o registro de animais da fauna silvestre, vivos ou mortos, por meio do uso do aplicativo do Sistema de Informação em Saúde Silvestre – SISS-Geo desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).“Animais silvestres mortos são importantes indicadores do risco de circulação de vírus ou outros agentes causadores de doenças que podem ser transmitidos às pessoas. Identificar rapidamente essas situações, nos permite adotar medidas preventivas e de intervenção eficaz, evitando o adoecimento da população”, ressaltou Elen.

 

 

Advertisement

 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare