Geral

Dário Saadi recepciona mais de 100 residentes de várias áreas da Saúde

O prefeito Dário Saadi recepcionou na manhã desta segunda-feira, dia 7 de março, mais de 100 residentes de várias áreas de saúde para o Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica e Saúde da Família da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Campinas e do Programa Mais Médicos Campineiro. 

 

Os residentes também foram recepcionados pelos representantes dos órgãos que constituem o Programa Mais Médicos Campineiro. Além do prefeito, participaram da cerimônia o secretário de Saúde, Lair Zambon; o representante da Rede Mário Gatti, Dr. André Jardini, e a diretora de Saúde, Sara Sgobin. 

 

Pelas universidades envolvidas estiveram presentes a coordenadora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Unicamp, Arlete Coimbra;  o supervisor da Medicina de Família da PUC-Campinas, Agnaldo Gonçalves e o coordenador de Atenção Primária à Saúde da Faculdade São Leopoldo Mandic, Giuliano Dimarzio. 

 

De acordo com o prefeito, este é um dia especial para os novos profissionais que, por dois anos, irão receber conhecimento técnico e terão a possibilidade de conhecer a realidade da atenção à saúde pública em Campinas

 

“Fico muito feliz ao recepcionar mais de 100 residentes que irão se especializar em saúde pública aqui em Campinas, sendo 45 para o Programa Mais Médicos Campineiro e 57 para a residência multiprofissional. Porque, além de prestar assistência à saúde e atender a população, a Secretaria de Saúde de Campinas e a Rede Mário Gatti também colaboram na formação, na pós-graduação, na especialização de médicos e demais profissionais de saúde. Isso é um orgulho para a cidade de Campinas porque qualificamos os profissionais no sentido de melhorar a qualidade do atendimento à saúde do nosso País”, destacou Dário.

 

Para o secretário de Saúde, Lair Zambon, a fase da residência médica, do ponto de vista profissional, é uma das mais importantes. “A residência é uma fase em que se constrói conceitos e conhecimentos e será fundamental. Esse é um momento de reflexão para traçar seus objetivos. Espero que sejam vitoriosos do ponto de vista de conhecimento, de ética e de sucesso”, disse.

 

Mais Médicos Campineiro

 

Os residentes de Medicina da Família e Comunidade fazem parte do Programa Mais Médicos Campineiro, que é constituído pela Secretaria de Saúde e Rede Mário Gatti, Unicamp, Faculdade São Leopoldo Mandic e PUC-Campinas.

 

Eles farão parte das 224 equipes de Saúde da Família de Campinas. Essas equipes atuam na área de abrangência dos Centros de Saúde aos quais estão ligados, e realizam cadastramento domiciliar, diagnóstico situacional e ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes e na manutenção da saúde desta população.

 

A residência tem duração de dois anos e cada profissional recebe uma bolsa de R$ 11 mil. A carga horária é de até 60 horas semanais, divididas entre o trabalho nos Centros de Saúde, aulas teóricas, estágios e plantões nos hospitais e serão orientados por preceptores e tutores acadêmicos. 

 

Residência Multiprofissional 

 

Os residentes foram aprovados em processo seletivo e atuarão em Centros de Saúde nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, educação física, farmácia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, fonoaudiologia e odontologia.

 

O programa tem duração de dois anos, totalizando 5.760 horas, divididas em 60 horas semanais. Para as atividades teóricas são destinadas 20% da carga horária semanal (12 horas semanais) e às atividades teórico-práticas, 80% (48 horas semanais). Os residentes recebem uma bolsa dos Ministérios da Educação e da Saúde, no valor de R$ 4.106,09.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor desabilite o AdBlock