Connect with us

Geral

Voluntários na Mata de Santa Genebra: Experiências compartilhadas com a comunidade e contribuição para a preservação

Voluntários na Mata de Santa Genebra

Desde 2017, a Mata de Santa Genebra realiza um programa de voluntariado em parceria com a Fundação José Pedro de Oliveira e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). O objetivo é envolver a sociedade na gestão e preservação dessa unidade de conservação.

No ano de 2022, 21 voluntários permanentes participaram das atividades na FJPO, totalizando mais de 940 horas de trabalho. Além disso, foram realizados dois mutirões com a participação de 12 voluntários, somando 82 horas trabalhadas.

Os voluntários têm a oportunidade de conhecer profundamente o trabalho desenvolvido na Mata, envolvendo-se na rotina da unidade e apreciando a riqueza e beleza da floresta. Suas contribuições abrangem atividades de gestão socioambiental, uso público, pesquisa e monitoramento na área.

Advertisement

Diversas pessoas de diferentes áreas participam do programa de voluntariado, como professores, operários, advogados, aposentados e cidadãos que desempenham um papel essencial nas atividades diárias da Mata, como passeios e plantio de mudas. O trabalho voluntário se torna uma troca, uma vez que os voluntários trazem ajuda e também adquirem experiência e conhecimento sobre o meio ambiente.

Existem duas formas de participação no programa: atividades contínuas e mutirões. Os voluntários das atividades contínuas auxiliam em projetos diversos, como recepção de escolas públicas, visitas autoguiadas e no Borboletário Santa Genebra, e costumam permanecer por mais de seis meses. Já os mutirões são atividades de curta duração, com duração de 1 a 5 dias, realizadas em eventos como a Feirata, Ecoférias, Semana do Meio Ambiente e projetos de pesquisa. As vagas são divulgadas no site da Prefeitura e da FJPO, bem como nas redes sociais.

Algumas pessoas compartilham suas experiências como voluntários na Mata de Santa Genebra. Derick Bozzo, por exemplo, se envolveu no voluntariado para ajudar nos projetos da região e apresentar o local para mais pessoas. Sua mãe, Regina de Fátima Garcia Buzzo, também se inscreveu após ver o impacto positivo que o trabalho voluntário teve na vida de seus filhos. Ambos apreciam a oportunidade de mostrar a importância da biodiversidade e proporcionar experiências na Mata.

Advertisement

A Mata de Santa Genebra é uma área de relevante interesse ecológico, uma unidade de conservação federal gerida pela Fundação José Pedro de Oliveira e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio). Possui vegetação remanescente da Mata Atlântica, com cerca de 251,77 hectares e abriga aproximadamente 660 espécies de flora, algumas em risco de extinção. Além disso, é um refúgio importante para a fauna nativa, com diversas espécies de vertebrados identificadas, incluindo algumas ameaçadas, como a onça-parda, a jaguatirica, o gato-do-mato-pequeno e o bugio-ruivo.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare