Connect with us

Geral

Unicamp terá campeão mundial em sala de aula

Evandro

A Unicamp está prestes a reforçar o seu time de docentes com um campeão mundial.

Aprovado em concurso público para ministrar as disciplinas de “Atletismo” e “Organização e Gestão do Esporte” no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA), localizada na cidade de Limeira, Evandro Cassiano de Lázari aguarda a conclusão do processo de contratação para assumir a sua posição em sala de aula, laboratório e pista. “Esta Universidade é minha segunda casa. Aqui, fiz graduação, mestrado e doutorado. Agora, terei a satisfação de atuar também como professor”, comemora o educador físico, que integrou como treinador a delegação da Seleção Brasileira de Atletismo, cuja equipe masculina do 4x100m conquistou, no último dia 12 de maio, o mundial da categoria em prova disputada em Yokohama, no Japão.

Para quem travou contato pela primeira vez com o esporte por determinação médica, Evandro Lázari construiu uma trajetória única no atletismo. “Por causa de uma pneumonia, o médico recomendou a meus pais que me colocassem para fazer natação. Eu adorei a experiência, o que fez com que me interessasse por outros esportes, o atletismo em particular”, conta. A decisão por cursar Educação Física foi uma consequência natural. “Eu ingressei na Unicamp com um objetivo muito claro. Queria trabalhar com o esporte de alto rendimento. Muitos estudantes têm esse desejo, mas poucos conseguem concretizá-lo. Eu, felizmente, consegui”.

Advertisement

O futuro docente da FCA-Unicamp também espera que a sua experiência nas pistas, somada à sua vivência como pesquisador, ajude a formar novos treinadores e gestores. “Esse aspecto é fundamental para o desenvolvimento do esporte. No exterior, existe a preocupação com a qualificação dos profissionais. No Chile, por exemplo, 60% dos técnicos têm um título de pós-graduação. No Brasil, considerando os cerca de 2 mil treinadores cadastrados na Confederação Brasileira de Atletismo, somente eu e mais um colega temos doutorado. É muito pouco”, afirma Evandro Lázari, cuja tese de doutoramento, orientada pelo professor Miguel de Arruda, teve como título “Acompanhamento da potência muscular, composição corporal e performance em velocistas de alto nível”.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare