Connect with us

Geral

Terminal Mercado: obras avançam e linhas migram para o entorno

obra-terminal

Com o avanço das obras de revitalização do Terminal Mercado I, o espaço deixa de ser atendido pelas linhas municipais, a partir de segunda-feira, 26 de fevereiro. Serão mantidos o atendimento no guichê da Transurc e os acessos à lanchonete e sanitários.
 

Na etapa atual das obras, está ocorrendo a concretagem das plataformas e a instalação de uma parte da cobertura. E a partir de segunda (26/02) será realizada a retirada do piso da entrada para a execução das caixas de concreto. A concretagem do piso será realizada na sequência. Essa etapa demanda cura do concreto, o que motiva o fechamento do espaço.
 

Sete linhas municipais, que atendiam dentro do terminal, terão embarque e desembarque no entorno, em pontos nas vias Álvares Machado e Bernardino de Campos. São elas: 251 (Parque Fazendinha), 252 (Parque São Jorge), 256 (Parque Fazendinha / semiexpressa), 257 (Parque São Jorge), 261 (Padre Anchieta I), 263 (Terminal Padre Anchieta) e 265 (Padre Anchieta).

 
Além disso, duas linhas que atualmente atendiam no ponto externo ao Terminal Mercado, na avenida Benjamin Constant, serão remanejadas – 254 (Parque Universal) e 255 (Parque Via Norte). E as oito linhas do Corujão migram o ponto inicial / final para o Terminal Central: 179 (Jardim São Domingos), 199 (Vida Nova), 289 (Itajaí IV), 299 (Nova Aparecida), 309 (Parque Cidade), 339 (Cidade Universitária), 399 (Joaquim Egídio) e 489 (Parque Jambeiro).
 

Confira como será o atendimento das linhas no entorno do Terminal Mercado:


– Rua Álvares Machado:                Linhas 261, 263 e 265.

 
– Rua Bernardino de Campos:      Linhas 251, 252, 254, 255, 256 e 257.
 

– Avenida Benjamin Constant (antigo ponto de táxi):

Mantêm o atendimento: 260, 317, 348 e 371.
 

Mudanças nos trajetos:

– Linhas 251, 252, 254, 255, 256 e 257:

Bairro-Terminal Mercado: Da Benjamin Constant, segue para as vias Álvares Machado e Bernardino de Campos.
Terminal Mercado-bairro: Bernardino de Campos, Ernesto Khulmann e Benjamin Constant.

– Linhas 261, 263 e 265

    Bairro-Terminal Mercado: Da avenida Benjamin Constant, segue para a rua Álvares Machado.
    Terminal Mercado-bairro: Álvares Machado, Bernardino de Campos, Ernesto Khulmann e Benjamin Constant.

Juntas, as nove linhas que serão remanejadas transportaram, em janeiro de 2024, em média, 13,3 mil passageiros em dias úteis.

 

Para informar os usuários, faixas foram fixadas no terminal e folhetos informativos estão sendo distribuídos pelos agentes da mobilidade urbana. Eles também orientam condutores e usuários sobre a realocação das linhas.


Em novembro, quando as obras no Terminal Mercado foram iniciadas, 18 linhas municipais migraram o atendimento para pontos na Benjamin Constant (anterior à Ernesto Khulmann e em frente ao Terminal Mercado I), na Jorge Miranda e para o Terminal Mercado III.

 
Campinas 250 anos: melhorias previstas   

A revitalização do Terminal Mercado integra a série de ações para as comemorações dos 250 anos de Campinas. As obras começam no dia 13 de novembro de 2023, com prazo de conclusão de 120 dias. Serão investidos R$ 1,4 milhão, por meio de contrapartida da empresa Construtora Patriani. A gestão da obra é da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec).
 

O espaço receberá duas entradas com bilheterias, ampliação e nova cobertura nas plataformas, novos banheiros para pessoa com deficiência e Espaço Família. Além disso, os banheiros existentes serão reformados, assim como a área operacional e todo o terminal receberá piso podotátil. Haverá reformas na parte elétrica, hidráulica, drenagem e esgoto, além de paisagismo e nova comunicação visual.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare