Connect with us

Geral

Suspensos desde 2018, Mário Gatti vai retomar tratamentos radioterápicos

imagem 173

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) da Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar vai retomar os tratamentos radioterápicos, que estavam suspensos desde 2018, quando teve início a reforma e ampliação da unidade. 

 

Nesse período foi necessário desativar o acelerador linear, equipamento que emite radiação utilizada para combater ou diminuir o desenvolvimento de câncer, e os pacientes passaram a ser atendidos em serviços contratados pela Rede. Em média, 70 pacientes por mês fazem tratamento. A previsão é que a radioterapia seja retomada na Unacon, com aval do Ministério da Saúde, em cerca de dois meses.

Advertisement

 

Para reativar a radioterapia, a Rede Mário Gatti homologou nesta sexta-feira, dia 28 de abril, a licitação e autorizou a contratação da empresa CRM e ARJ Oncologia Ltda para a atualização do equipamento e realização dos procedimentos de radioterapia na Unacon. O investimento será de R$ 5,69 milhões por dois anos.

 

Advertisement

O contrato inclui a atualização do equipamento, com instalação de novos componentes (hardware) e programas computadorizados (softwares), controle de qualidade, manutenção preventiva e corretiva, melhorias tecnológicas e progressivas de equipamentos.

 

De acordo com os termos do contrato, explica o presidente da Rede Mário Gatti, Sergio Bisogni, a empresa deverá realizar 702 procedimentos de radioterapia por ano de vários tipos de tumor, além de manter, em média, 70 pacientes em tratamento por mês com a realização de 1.540 sessões mensais e ofertar, no mínimo, 50 novas vagas por mês. 

Advertisement

 

Deverá também disponibilizar cinco postos de trabalho presenciais e ininterruptos para prestação dos serviços médicos e multiprofissionais de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Serão, no mínimo, nas 12h de atendimento, um médico radioterapeuta, um especialista em física médica (radioterapia), dois técnicos em radioterapia (tratamento em acelerador linear) e um assistente administrativo. 

 

Advertisement

A empresa fará o atendimento inicial (recepção) dos pacientes e garantirá que antes do início do tratamento eles realizem tomografia computadorizada para a localização do tumor e planejamento técnico computadorizado do tratamento proposto.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare