Connect with us

Geral

Simulado de acidente alerta para consequências do excesso de velocidade

imagem 91

Desespero, choro, sangue e duas vítimas caídas na via, após serem atropeladas por uma motocicleta. Essa cena, seguida por sirenes das equipes de resgate, foi presenciada por quem passou pela Avenida Francisco Glicério na manhã desta segunda-feira, 12 de dezembro. Alerta, a população foi informada que se tratava de uma simulação realizada pela Prefeitura de Campinas sobre as consequências do excesso de velocidade.  

 

 

Advertisement

Parte da campanha “#DESacelera – A vida já passa muito rápido”, o Simulado de Sinistro de Trânsito com Vítimas envolveu instituições integrantes do Programa Vida no Trânsito – Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), o Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros.  

 

 

Advertisement

A ação simulou o atropelamento de dois pedestres por motocicleta que trafegava em alta velocidade, demonstrando a gravidade e as consequências da imprudência no trânsito. Duas motolâncias e ambulâncias do SAMU e do Resgate do Corpo de Bombeiros prestaram os primeiros socorros na via, simulando o transporte das vítimas e o trabalho das equipes de atendimento.  

 

 

Advertisement

Ao todo, nove profissionais de resgate atuaram na operação. As vítimas foram representadas por residentes de medicina que atuam na Secretaria de Saúde. Para contextualizar a cena e conscientizar a população, educadores da Emdec entregaram folhetos informativos da campanha #DESacelera.  

 

 

Advertisement

“Esse simulado é uma forma de chamar a atenção da sociedade para o respeito aos limites de velocidade e para que possamos reduzir a zero as mortes no trânsito em Campinas. Nosso apelo é para que todos possam se conscientizar que todas as mortes no trânsito são evitáveis”, explicou o presidente da Emdec, Vinicius Riverete. 

 

 

Advertisement

A representante do Devisa da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Paula Crivelaro Ferreira, destacou que “sabemos que o excesso de velocidade é um dos principais fatores de risco para sinistros de trânsito. O intuito dessa ação conjunta é conscientizar o máximo de pessoas e realmente alcançar uma mudança de comportamento no trânsito para diminuir feridos e mortes no trânsito”.  

 

 

Advertisement

Ao ver a simulação, Natalino Ferreira de Melo, que realiza trabalhos autônomos como motoboy, se lembrou dos acidentes em que se envolveu recentemente. “Foram experiências em que faltou cautela por parte dos outros condutores. Basta respeitar as regras de trânsito e dirigir dentro dos limites de velocidade para evitar acidentes. Acho muito importante esse tipo de ação para que as pessoas se conscientizem que um momento de distração pode destruir uma vida”, disse.  

 

 

Advertisement

A ação intersetorial envolveu ainda a Secretaria de Transportes; a Rede Mário Gatti de Urgência, Emergência e Hospitalar; a Residência Multiprofissional em Atenção Básica / Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde; e o Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde. O simulado contou com o apoio dos Agentes da Mobilidade Urbana da Emdec. A faixa esquerda da Avenida Francisco Glicério foi canalizada por cones, no trecho em frente ao Largo do Rosário.  

 

 

Advertisement

DESacelera 

 

Lançada pela Emdec em novembro, a campanha “#DESacelera – A vida já passa muito rápido” busca conscientizar que a mudança de comportamento dos condutores pode prevenir mortes e feridos graves no trânsito, especialmente nos casos em que o excesso de velocidade é o principal fator de risco.  

Advertisement

 

Ao longo do mês de dezembro, a campanha contará com abordagens educativas em áreas com alta acidentalidade e grande volume de travessia de pedestres; além de ações de fiscalização integradas com a Guarda Municipal e a Polícia Militar.  

 

Advertisement

Os materiais de comunicação da #Desacelera trazem depoimentos dos personagens Marcela Batista, que perdeu o irmão Fábio em uma colisão envolvendo motocicleta; e Dr. Roger Vieira Horvat, coordenador médico do SAMU. Já foram instalados 40 faixas, 40 banners, 30 busdoors, oito painéis estáticos e dois outdoors digitais, nos principais corredores de tráfego da cidade, incluindo nos Corredores BRT Campo Grande, Perimetral e Ouro Verde. Mensagens também estão sendo veiculadas nos relógios digitais da Setec e no telão instalado no Largo do Rosário. Vídeos e cards que conscientizam sobre as consequências do excesso de velocidade estão sendo divulgados nas redes sociais da Emdec e da Prefeitura de Campinas.  

 

A concepção da campanha envolve a Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global, através da Vital Strategies, organização internacional de saúde pública. 

Advertisement

 

Velocidade como fator de risco  

 

Advertisement

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o excesso de velocidade é responsável por uma em cada três mortes no trânsito em todo o mundo. Em 2021, 151 vidas foram perdidas em 144 acidentes fatais ocorridos em Campinas, nas vias urbanas e em rodovias. Cerca de 44% desses acidentes envolveram excesso de velocidade e direção após o consumo de bebida alcoólica.  

 

 

Advertisement

O crescimento do total de mortes ocorridas no trânsito em Campinas entre 2020 e 2021 está principalmente atrelado ao aumento de 44% nos óbitos de motociclistas – 69 motociclistas foram vitimados em 2021: uma morte a cada 5 dias. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare