Connect with us

Geral

Seminário na Unicamp discute violência contra a pessoa idosa

imagem 146

Representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos de Campinas participaram nesta quarta-feira, dia 15, do Seminário “Violência contra a Pessoa Idosa: qual é o Papel das Políticas Públicas?”, ocorrido na Unicamp.

“É muito importante essa troca de informações e experiências e desejamos que todo esse conhecimento resulte, como diz o próprio título do seminário, na elaboração de mais e melhores políticas públicas”, afirmou Vandecleya Moro, secretária municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos. 

 

Advertisement

Uma série de ações foram tomadas para marcar o mês. A Vigilância Socioassistencial produziu um boletim especial voltado ao tema, o Paço Municipal está iluminado de violeta, a secretaria criou um hotsite, entre outras atividades.

 

Segundo dados do boletim da Vigilância Socioassistencial, Campinas teve, de 2019 a 2021, 336 notificações sobre violência contra idosos. A mulher é a maior vítima de violência nesses casos, registrando 72,6% das ocorrências. A violência física predomina dos 60 aos 79 anos e a negligência é o tipo de situação mais frequentes para idosos acima de 80 anos. Os filhos são os principais agressores com 29,3% dos casos, seguidos das filhas, com 17,3% e do cônjuge em 11,3% dos casos. 

Advertisement

 

O hotsite da secretaria oferece a agenda de eventos do mês, uma cartilha com a programação do mês, um manual de serviços separado por regiões, instruções sobre como solicitar a carteira do idoso, entre outros serviços.  

 

Advertisement

O Junho Violeta foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) e a Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa no ano 2006. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare