Connect with us

Geral

Secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado visita a Usina Verde

imagem 102

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, recebeu o secretário estadual da Agricultura e Abastecimento, Antonio Junqueira, e o subsecretário de Estado de Agricultura, Orlando Castro, nesta sexta-feira, 20 de janeiro, para uma visita à usina de compostagem do município, a Usina Verde. O equipamento ocupa uma área de 17 hectares dentro da Fazenda Santa Elisa, no Instituto Agronômico de Campinas (IAC), que pertence ao governo do Estado.

 

 

Advertisement

 

A Usina Verde de Campinas é a primeira usina pública a funcionar nesses moldes, no Brasil. A estrutura produz adubo orgânico utilizando como matéria prima o lodo de esgoto, da Sanasa, restos de galharia e caixas, do DPJ (Departamento de Parques e Jardins) e de feiras livres e caixas de frutas e verduras, da Ceasa. O IAC é o responsável por medir a fertilidade do adubo e certificar a qualidade.

 

Advertisement

 

 

“Achei o projeto maravilhoso e vou levar para conhecimento do governador. Este projeto cabe muito bem como agenda verde não só para São Paulo, mas para o Brasil e o mundo”, afirmou o secretário, que se disse impressionado com o projeto e com a competência do IAC e da Prefeitura. 

Advertisement

 

 

 

Advertisement

 

O projeto foi elaborado pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Sanasa, a Ceasa (Centrais de Abastecimento de Campinas) e o IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

 

Advertisement

 

Um dos pontos que vale destaque é a economia de cerca de R$ 2 milhões/mês que a Usina traz para o município, uma vez que os resíduos deixam de ser levados para o aterro sanitário e são transformados em adubo, usado pelo Departamento de Parques e Jardins (DPJ) no plantio de grama, flores e no Viveiro Municipal. 

 

Advertisement

 

 

“A Usina Verde é fruto de uma parceria com o governo do Estado, por meio do IAC, e a visita do secretário reforça essa parceria. Este é um projeto de muito orgulho para Campinas”, disse o prefeito Dário Saadi.

Advertisement

 

 

 

Advertisement

O secretário de Serviços Públicos, Ernesto Paulella, reforçou que a Usina também traz benefícios para o meio ambiente. “É a primeira usina do Brasil nesses moldes. Ao deixar de enviar esses resíduos ao aterro sanitário, deixamos de gerar chorume e gás metano. É um enorme ganho ambiental e de sustentabilidade, além de economia para a cidade”, disse.

 

 

Advertisement

 

A Usina Verde tem capacidade para processar até 300 toneladas de resíduos por dia, transformando o material em adubo. 

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare