Connect with us

Indaiatuba

Secretaria de Cultura promove nove oficinas gratuitas

Publicado

em

Foto: Arquivo – Eliandro Figueira RIC/PMI

A Secretaria de Cultura promove nove oficinas culturais gratuitas. Os temas abordados são Foto Autoral; Foto Contemporânea; Fotodocumentário; Vídeo com Smartphones; Documentário de Arquivo; Oficina Teatro – Comédia Na Prática; Oficina de Teatro Musical; Oficina de Improvisação (Para Todos os Instrumentos) e Oficina de Literatura Escambaú. Confira abaixo as informações completas de cada oficina. Dúvidas ligar no (19) 3894 1867.

As inscrições devem ser realizadas na segunda-feira (5) para a Oficina de Teatro Musical e demais oficinas a partir do dia 12 de março, no Centro de Convenções Aydil Bonachela. Os documentos necessários são RG ou CNH e comprovante de endereço. Pede-se a doação de uma lata de leite em pó de 400g.

Oficinas Gratuitas

Foto Autoral

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O que é uma foto autoral? Como entender e utilizar do conceito artístico por trás de grandes nomes da fotografia e como compor para criar fotografias autorais. Para encontrar o lado autoral é preciso ir além das técnicas, é preciso entrar em contato com os sentimentos subjetivos e tentar reproduzir, com uma imagem, toda a essência desse processo de interiorização do sujeito. Para isso é preciso explorar outras áreas artísticas e tentar sensibilizar o sujeito atrás da câmera para um olhar singular sobre determinado objeto fotográfico fugindo, às vezes, do lado comercial de uma imagem. Idade: a partir de 14 anos

Dias 2, 9 e 16 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20

Foto Contemporânea

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

Com a tecnologia, os dispositivos móveis e as redes sociais mudaram a fotografia e a forma de produzir conteúdo artístico relevante a partir disso. A oficina visa então discutir e ambientar a fotografia nesse aspecto, para colocar o fotógrafo dentro dessa nova posição em que Instagram, Facebook e outras redes entraram para a vida do cidadão moderno constituindo uma nova forma de fazer fotografia. Sem esquecer, claro, o papel da #Selfie dentro da fotografia contemporânea.

Idade: a partir de 16 anos

Dias 4, 11 e 18 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20

Fotodocumentário

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

Fotografia e documentário trabalhando juntos para documentar o real e discutir quais são os limites éticos de produzir uma foto ou filmar um documentário? Até onde se pode chegar na reprodução de uma imagem seja em movimento ou estática. Aqui a proposta é criar uma narrativa fotográfica documental.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: 6, 13 e 20 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20

Vídeo com Smartphones

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O YouTube está se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas e muitas vezes o que se encontra por lá são vídeos simples feitos com um smartphone. Queremos discutir como criar um conteúdo relevante usando apenas um Smartphone e aparelhos simples e ainda assim ter uma presença virtual? Idade: a partir de 14 anos

Dias: 3, 10 e 17 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20

Documentário de Arquivo

Com Ana Carolina Mora e Caio Narezzi

O documentarista precisa, antes de qualquer coisa, se ambientar no tema pesquisado. Portanto, a oficina vai fazer uso de fotografias e vídeos antigos para criar uma narrativa documentária. A ideia é trazer imagens de arquivo de Indaiatuba em diferentes momentos para que o aluno possa conhecer o processo de pesquisa e montagem de um documentário de arquivo dos alunos.

Idade: a partir de 18 anos

Dias: 5, 12 e 19 de abril

Horário: 19h30 as 21h

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Vagas: 20

Oficina Teatro – Comédia Na Prática

Com Roney Facchini

A Oficina de interpretação para atores de tetro – Comédia em Pé ‐propõe um aprimoramento na arte de fazer a comédia, arte super popular no teatro brasileiro, mas que como foi constatado na última mostra de teatro do ano 2017, ainda é o segmento que mais precisa de elaboração, lapidação e conhecimento técnico para sua execução.

A Oficina se destina a atores profissionais de teatro, ou estudantes que comprovem sua escolaridade em alguma instituição de ensino de teatro credenciada, com idade mínima 18 anos. Como a oficina terá o seu trabalho focado na interpretação de personagens, ritmo da comédia e o bom jogo entre os atores, ressalvo que na apresentação final os quesitos luz, cenário e figurino (embora sejam propostos ) não serão alvo de elaboração da oficina, sendo portanto possível a apresentação desta peça ser no próprio espaço de aula das oficinas.

Ao final os alunos montarão e apresentarão no final, a peça – O Falecido – de Antonio Rocoo, o fato de montar e assistir o mesmo trabalho feito por outra turma elabora sua interpretação e aciona positivamente o senso crítico em relação ao trabalho, não será uma apresentação competitiva (sem resultado de quem for o melhor, e nem é aberta ao público)

A oficina de 38h de aula e prática comportará 12 participantes 6 homens e 6 mulheres, que se dividirão em 2 turmas.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: de 2 a 7 e de 9 a 14 de abril (serão 12 aulas terminando com uma apresentação)

Horário: semana das 19h às 22h / sábados das 14h às 18h

Local: Novo Centro Cultural da Morada do Sol

Vagas: 12

Oficina de Teatro Musical

Com Caio Nunes, André Gabeh, Carla Martins e Alan Rezende

A oficina tem como objetivo agregar bailarinos (alunos), professores, coreógrafos e profissionais da área, para a prática de aulas de dança ,canto e interpretação, afim de dar oportunidade aos inscritos de responder à demanda do mercado de trabalho que se abre atualmente no Brasil (especialmente São Paulo e Rio de Janeiro), cada vez mais ávidos por profissionais realmente gabaritados para o universo de musicais .

Além disso, visamos desenvolver nos alunos desta oficina a cultura dos musicais.

Idade: a partir de 14 anos

Roteiro/Direção/Criação/Coreografia: Caio Nunes

Preparador Vocal/ Bases Musicais: André Gabeh

Coreógrafos assistente/ Ensaiador: Carla Martins, Alan Rezende

Dias: 23, 24 e 25 de março

Local: Centro de Convenções Aydil Bonachella

Vagas: 40

Oficina de Improvisação (Para Todos os Instrumentos)

Com Nelson Faria

Ementa: Mini curso baseado no livro “A arte da improvisação” de Nelson Faria

Conteúdo programático:

1. Improvisação por centros tonais

2. Desenvolvimento de motivos

3. Escalas simétricas

4. Aplicações da escala pentatônica

5. Superposição de arpejos

Pré requisitos:

Conhecer o básico de leitura de cifras;

Saber executar a escala maior no instrumento;

Ter pelo menos 1 ano de contato com o instrumento.

Idade: a partir de 16 anos

Dias: de 7 a 11 de Maio de 2018

Local: Centro Cultural Wanderley Peres

Carga horária: 2 horas diárias

Vagas: 30

Oficina de Literatura Escambaú

Com Guilherme Salla

Escambaú é um intercâmbio e compartilhamento experiências leitoras. Uma dinâmica que mescla o funcionamento de um clube de leitura com uma curadoria compartilhada de leitores na seleção e apresentação de obras literárias. Em três encontros às quintas-feiras os participantes terão um panorama da literatura e da poesia, dos clássicos ao contemporâneo. (20 vagas)

Programação: Encontro inaugural “Abertura do Baú” (05/04) e mais duas sessões de aproximadamente 2 horas (12/04 e 19/04), totalizando 3 encontros e 6 horas de atividade;

Público alvo: Estudantes, leitores, professores e público em geral;

Horário: das 19h30 às 21h30

Local: Biblioteca do E.E. Dom José Camargo Barros.

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

Publicado

em

Por

Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

Continue Lendo

Indaiatuba

NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

Publicado

em

Por

Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

Continue Lendo

Indaiatuba

Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

Publicado

em

Por

Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

Continue Lendo

Populares