Connect with us

Geral

Saúde divulga balanço de vacina contra a gripe: 167.407 doses aplicadas

imagem 239 scaled

Campinas já vacinou 167.407 pessoas contra a gripe desde o início da campanha, em 16 de março, conforme dados divulgados pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira, dia 19 de maio. A campanha de vacinação contra Influenza vai até o dia 3 de junho .
Este ano, a vacina protege contra Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B. A composição das doses muda todo ano, de acordo com as cepas do vírus que estão em circulação no período. Por isso, as pessoas precisam se vacinar anualmente, para evitar complicações causadas pela gripe e doenças graves, como pneumonia.
Estão incluídos na fase atual da campanha de vacinação os seguintes grupos: pessoas a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também estão contemplados os caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.
A Secretaria Municipal de Saúde chama a atenção da população para a importância de procurar os Centros de Saúde e tomar a vacina. Apenas 22% do público-alvo de gestantes foi vacinado, isto é, 2.378 gestantes, e só 33% das puérperas (593 mulheres). No caso das crianças, a cobertura está em 24% (com 15.806 doses aplicadas).
Quanto antes as pessoas se vacinarem, melhor, pois a vacina leva alguns dias para atingir o efeito esperado. A cobertura está muito baixa para gestantes e crianças e a vacina é necessária para evitar complicações, uma vez que há maior circulação de vírus respiratórios e os dias estão muito frios”, disse a articuladora do Programa Municipal de Imunização, Chaula Vizelli.
Para os idosos, a cobertura está em 76%, com 111.158 doses aplicadas. Em seguida, vêm os profissionais de saúde. Entre estes, foram vacinados 26.212, uma cobertura de 50%.
Sarampo
A Secretaria Municipal de Saúde também promove a campanha de vacinação contra o sarampo, cuja dose pode ser aplicada, com segurança, ao mesmo tempo que a da gripe.
Estão sendo vacinadas crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Para esse grupo, a vacinação é indiscriminada, elas recebem as doses independentemente da situação vacinal. A cobertura contra o sarampo também está baixa: foram aplicadas 13.785 doses, totalizando cobertura de 21%.
Profissionais de saúde que estejam com doses atrasadas também estão sendo vacinados. Foram 1.067 doses aplicadas para esse público até agora.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare