Connect with us

Geral

Reunião na Vila União discute criação do Pq. Linear Córrego Bandeirantes

imagem 26

A Prefeitura de Campinas, por meio da Secretaria Municipal de Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SVDS), e o programa Primeira Infância Campineira (PIC) convidam os moradores do bairro Vila União para uma reunião sobre o projeto de construção do Parque Linear Córrego Bandeirantes, que integra desde o Parque Luciano do Valle até as chácaras Marisa. O encontro será neste sábado, 3 de dezembro, às 9h30, no espaço Maloca Arte e Cultura, localizado na Maria Pink Luís, nº 100, no bairro Vila União. A proposta é de que o parque tenha 224 mil metros quadrados de extensão.

 

 

Advertisement

“Pensando no histórico de lutas e conquistas do território, consideramos a importância de fazer este projeto em conjunto com quem escreveu e ainda escreve a história do bairro”, afirma o secretário do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Rogério Menezes. A construção do Parque Linear para o Córrego Bandeirantes faz parte do programa de Parques Lineares em Campinas, da SVDS. 

 

 

Advertisement

O secretário estende o convite para além dos moradores que já atuam de alguma forma na região. “Convidamos todos os moradores, comerciantes, líderes comunitários e amigos do bairro que desejam contribuir ativamente para colocar em projeto os sonhos e desejos de uma área verde bem cuidada, preservada e segura”, afirma Menezes.

 

 

Advertisement

“Sabemos que a região já é cuidada, protegida e utilizada pelos moradores, e que transformar a área ao entorno do córrego em um parque para prática de esportes e lazer é um desejo antigo da população”, diz a diretora de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria do Verde, Angela Guirao. 

 

 

Advertisement

O secretário do Verde explica que está em andamento a construção de uma ciclovia na área, mas lembra que o local tem outros atrativos (campo de futebol, horta, quadra de skate, parquinho da coruja) e capacidade para muito mais.

 

 

Advertisement

O convite se estende aos moradores, comerciantes, líderes comunitários e amigos do bairro para que juntos colaborem com ideias, opiniões e observações e assim ajudem na construção do projeto. 

 

 

Advertisement

A equipe da Secretaria do Verde pede aos participantes que apoiem e, se possível, ajudem com a organização do evento, realizando a inscrição para a reunião por meio do link https://forms.gle/gJiBdt5qA8p1fmxe7. 

 

 

Advertisement

Financiamento

 

 

Advertisement

O programa de Parques Lineares integra o Plano Municipal do Verde e foi selecionado pela ONG GIZ – Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável que dará apoio técnico ao projeto na busca de investidores, principalmente junto ao Gap Fund – City Climate Finance Gap Fund – instituição internacional que envolve o Banco Europeu de Investimento.

 

 

Advertisement

Programa de Parques Lineares da SVDS

 

 

Advertisement

Parques Lineares são áreas verdes com função social (soluções baseadas na natureza) que visam recuperar a mata ciliar e corpos de rios, além de garantir a prática de esportes e lazer, mobilidade não motorizada e a qualidade de vida da população. 

 

 

Advertisement

Hoje há estudos de viabilidade de 43 trechos de parques lineares, cuja contratação foi realizada pela Secretaria Municipal do Verde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável.

 

 

Advertisement

Em caso de dúvidas, entrar em contato com a Secretaria do Verde pelos e-mails [email protected] ou [email protected]; Primeira Infância Campineira pelo [email protected] ou Whatsapp (19) 98254-3612.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare