Connect with us

Geral

Reunião com comissão sistematiza dados da 1ª rodada de oficinas do PIDS

imagem 26

Em uma reunião virtual na tarde desta quarta-feira, 5 de abril, moradores do Distrito de Barão Geraldo, membros da Comissão de Acompanhamento do processo participativo sobre a proposta da Prefeitura de mudança de regras de zoneamento para a região do Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) de Campinas, e equipe da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo (Seplurb) iniciaram a sistematização das contribuições feitas em seis oficinas realizados em março. Durante o mês passado, a primeira rodada de oficinas para entendimento da minuta do Projeto de Lei Complementar (PLC) de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo para a área do polo teve cerca de 300 participantes.

 

 

Advertisement

Com as participações da secretária de Planejamento e Urbanismo, Carolina Baracat Lazinho, e da secretária-adjunta da pasta, Marcela Pupin, a reunião on-line apresentou a 275 fichas com contribuições feitas pelos moradores nas oficinas iniciais do PIDS. A compilação das questões orientará as discussões da segunda rodada de oficinas, marcada para 2 a 18 de maio, quando devem ser construídas propostas dos moradores para o PIDS.

 

 

Advertisement

As sugestões dos moradores seguem duas linhas básicas: uma com demandas para a Prefeitura sobre a situação atual de Barão Geraldo; outra relativa a questões que devem ser consideradas na proposta de mudança de zoneamento do PIDS.

 

 

Advertisement

Os moradores do Distrito que participaram das oficinas destacaram preocupação com contrapartidas para a área de Infraestrutura, quando houver a futura ocupação da área do polo, como plano de drenagem para evitar alagamentos, redes de saneamento básico e tratamento de resíduos/esgoto e garantia do abastecimento de água (para os bairros do entorno também), além de iluminação pública. 

 

 

Advertisement

Também há demandas para ampliação dos equipamentos públicos em várias áreas: Saúde (mais centros de saúde e unidade de pronto atendimento); Segurança (bases da Guarda Municipal e do Corpo de Bombeiros); Educação (escolas e creches); e construção de espaços para Cultura e Lazer. O setor de Transporte e Mobilidade foi lembrado com pedidos de ampliação de vias de acesso ao distrito; aumento das linhas de ônibus; acessibilidade; implantação de ciclovias/ciclofaixas; e redução de fluxo de veículos em algumas áreas de moradias.

 

 

Advertisement

O Meio Ambiente foi lembrado com várias questões: garantia de manutenção de áreas verdes; ampliação da arborização; aumenta da área permeável; recuperação de áreas degradadas; preservação dos ribeirões das Pedras e Anhumas; implantação de parques lineares e corredores de conexão de matas e passagens para fauna. Outros assuntos levantados foram a necessidade de preservação do patrimônio histórico do distrito e reserva de espaços na área do Polo para construção de moradia social.

 

 

Advertisement

Mais duas reuniões entre técnicos da Seplurb e membros da Comissão de Acompanhamento do processo participativo sobre a proposta do PIDS serão realizadas nos dias 12 e 19 de abril. As contribuições serão categorizadas conforme a temática, haverá um relatório geral e a discussão sobre a metodologia das oficinas de maio.

 

 

Advertisement

Canais de participação

 

A comunidade pode ter acesso à proposta e ao texto da minuta do PLC de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS), entre outros materiais de apoio sobre o assunto, no site da Prefeitura, no link https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/planejamento-e-urbanismo/pagina/pids-polo-de-inovacao-e-desenvolvimento-sustentavel. 

Advertisement

 

 

As manifestações/sugestões sobre a minuta podem ser feitas no site, acessando o formulário em https://forms.campinas.sp.gov.br/index.php/437865?lang=pt-BR.  

Advertisement

 

 

O PIDS

Advertisement

 

O Polo de Inovação e Desenvolvimento Sustentável (PIDS) abrange a região onde fica o Polo de Alta Tecnologia e sua área de ampliação, os campi da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas) e inclui o HUB Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS) da Unicamp, onde se localiza a Fazenda Argentina. O restante pertence a particulares e entidades, como o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), onde está instalado o acelerador de partículas do Laboratório Nacional de Luz Sincrotron, além de fazendas e glebas de terra ainda não parceladas.

 

Advertisement

A proposta de mudança no zoneamento para o PIDS visa criar condições de urbanização, a partir de um modelo desenvolvimento sustentável, que fomente um ecossistema de inovação e tecnologia que permita troca e convívio para trabalhar, morar e ter lazer, em que os profissionais da área de ciência, tecnologia e pesquisa possam manter uma rede de contatos no próprio ambiente em que vivem.

 

Além da ocupação mista na zona de centralidade do polo, a proposta prevê a criação do Parque Ambiental Anhumas, em uma área de preservação ambiental ao longo do ribeirão que corta a região. Também está prevista a ampliação das diretrizes viárias e do percentual de áreas para equipamentos públicos, além da priorização do transporte público e do pedestre, com modais sustentáveis, como as ciclovias e ciclofaixas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare