Connect with us

Geral

Rede Protetiva faz balanço e planeja semana de combate ao feminicídio

imagem 238 scaled

Representantes da Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher se reuniram nesta quinta-feira, dia 28, para debater ações realizadas pela Administração Municipal. O grupo discutiu também iniciativas para marcar a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, que ocorrerá entre os dias 9 e 15 de maio.
Segundo Paula Nista, secretária adjunta da Secretaria Municipal de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, a ampliação do horário de atendimento do Ceamo (Centro de Referência e Apoio à Mulher), a reativação das sessões presenciais do Seravi (Serviço de Responsabilização e Reeducação ao Autor de Violência) e a criação da Feira Mulheres Empreendedoras, realizada a cada dois meses desde março, foram iniciativas expressivas nos últimos meses.
Paula também lembrou o fato de o Programa “Guarda Amigo da Mulher” (GAMA), da Guarda Municipal de Campinas (GMC), ser um dos oito projetos finalistas para receber o Selo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) de Práticas Inovadoras Edição Especial 2020/2021. 
Feminicídio
Sobre a Semana Municipal de Combate ao Feminicídio, Paula Nista antecipou que parcerias estão sendo firmadas com setores da comunidade acadêmica, entre elas a Unicamp e a PUC-Campinas, além de setores de segurança pública e o poder judiciário, O objetivo é não só marcar a data como estabelecer ações conjuntas, de modo a inibir a violência doméstica.
Instituída em agosto do ano passado pelo decreto municipal 21.606/2021, a Rede Municipal de Proteção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher visa orientar e propor a elaboração de protocolos e a organização de fluxo de atendimento à mulher em situação de violência doméstica e familiar.
O serviço acompanha também os dados de notificação compulsória de violência doméstica, sexual e/ou outras violências nos serviços de saúde. A Rede, igualmente, busca a formação de servidores e lideranças visando a capacitação sobre questões relacionadas aos direitos da mulher. 

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare