Connect with us

Geral

Rapidez de Bombeiros e Brigada controla fogo após queda de balão na Mata

imagem 284

A ação rápida desenvolvida conjuntamente pelo Corpo de Bombeiros e a Brigada de Incêndio da Fundação José Pedro de Oliveira (FJPO) foi determinante para controlar um princípio de incêndio ocorrido em um fragmento florestal da Mata de Santa Genebra, no último domingo, 24 de julho, no bairro Bosque de Barão Geraldo. O incidente foi ocasionado por um balão que caiu e ficou preso à copa de árvores na área do entorno da Mata de Santa Genebra. 

O chefe da brigada de incêndio da FJPO, gestora da Mata, Gilcimar Santana, disse que a celeridade no controle do foco foi fundamental na ação. “A agilidade das equipes fez toda a diferença para evitar um incêndio de maiores proporções na Mata”, assegurou. 

Santana ressalta que se qualquer cidadão flagrar alguém soltando balão, deve comunicar imediatamente a Polícia Militar, já que a prática constitui crime. E alerta: “se avistar o balão em uma altitude baixa, já iniciando a queda, é preciso comunicar o Corpo de Bombeiros”. 

Advertisement

Cidão Santos, presidente da FJPO, lembra que a natureza leva centenas de anos para formar uma floresta e o fogo destrói a vegetação em questão de horas. “Não solte balão! Um incêndio na floresta é uma tragédia para o meio ambiente. Além disso, pode levar centenas de anos para a área ser regenerada, e nunca voltará a ser como antes”, enfatizou. 

De acordo com Thomaz Barrela, biólogo da FJPO, a propagação de um incêndio no local seria um desastre ambiental de grandes proporções. “Soltar balões é um risco em potencial para a vida dos animais que aqui vivem, e constitui alto risco também para toda a flora existente na unidade”, alerta Barrella. 

O biólogo afirmou que neste período do ano, de correntes de vento, a soltura de balões é mais comum. E lembra também a forte estiagem que estamos atravessando e que representa um fator adicional para deixar a vegetação mais seca e facilitar o espalhamento do fogo. Barrela acrescenta que “atitudes inconsequentes, como jogar uma bituca de cigarro para fora do carro, devem ser evitadas, especialmente nesta época de estiagem, porque também podem causar queimadas em áreas de floresta”.  

Advertisement

Brigada de Incêndio 

A Brigada de Incêndio da Fundação José Pedro de Oliveira atua na área de proteção e desenvolve, entre outros trabalhos, ações estratégicas na fiscalização e também na prevenção e combate a incêndios florestais.

Foi instituída pela FJPO em 2018 e é composta por um grupo especializado. Esses profissionais realizam os procedimentos durante uma ocorrência de incêndio. “Sua atuação é imprescindível para a conservação da Arie Mata de Santa Genebra”, segundo o presidente da Fundação.

Advertisement

Operação Estiagem 2022

A Operação Estiagem 2022 teve início no dia 1º de maio deste ano e se estende até 30 de setembro, período mais seco do ano, quando aumentam os riscos de focos de incêndio, doenças respiratórias e crises hídricas.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare