Connect with us

Geral

8 alimentos combatentes da queda de cabelo

ovos

A queda de cabelo é um problema que acomete mais de 40 milhões de pessoas no país, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

A queda de cabelo pode ter origens diversas, sendo que um dos problemas mais comuns é a alopecia androgenética, que acomete mais de 80% dos homens após os 80 anos e cerca de 30% das mulheres após os 50 anos, segundo a SBD.

Esse tipo de queda de cabelo é determinado por fatores hereditários e têm relação com os níveis de testosterona.

Advertisement

Entretanto, são diversos os fatores que se relacionam com a perda de cabelo precocemente, como déficit nutricional, estresse, medicamentos e outros.

Os melhores alimentos para fortalecimento capilar

A saúde capilar está diretamente associada à nutrição, pois bons níveis nutricionais garantem a provisão de vitaminas, minerais e proteínas necessários ao fortalecimento e crescimento dos cabelos.

Assim, uma dieta saudável é um passo importante para quem está tratando a queda de cabelo, contribuindo diretamente com as abordagens medicamentosas.

Advertisement

Conheça a seguir quais alimentos são mais benéficos à saúde capilar e ajudam a combater a queda de cabelo.

Ovo

Os ovos são alimentos ricos em proteínas, nutriente primário para constituição do cabelo.

Adicionalmente o ovo ainda é rico em vitaminas, como vitamina A, vitaminas do complexo B como B5, B6, B7 e B12 e também D, E e K.

Advertisement

Outros nutrientes encontrados neste aliado da saúde capilar é o cálcio, fósforo e zinco.

Carne vermelha

Muitas pessoas acreditam que a ingestão de carne vermelha é benéfica aos cabelos devido às proteínas. 

Apesar deste ser um ponto positivo, o maior benefício da carne vermelha é ser uma rica fonte de ferro com maior grau de absorção pelo organismo.

Advertisement

Esse mineral é fundamental no transporte de oxigênio pelo sangue, influenciando a renovação celular em todo o corpo.

Abacate

Uma das frutas nutricionalmente mais completas é o abacate, pois ele fornece fibras, carboidratos complexos, potássio, magnésio e ainda diversas vitaminas, como vitamina C, E, B e K.

O abacate também é uma boa fonte de gorduras saudáveis, como o ômega-3 e ativos antioxidantes, como o betacaroteno que também está presente na cenoura, manga e caqui.

Advertisement

Acerola

A acerola é uma fruta importante na dieta, pois é a mais rica em vitamina C, apresentando concentrações até 40x maiores que a da laranja.

A vitamina C é um ativo antioxidante, portanto, ajuda na preservação e regeneração celular. Ela também é importante na imunidade e contribui na absorção de ferro pelo organismo. 

Peixes e frutos do mar

Os peixes de água fria como salmão, atum e truta e sardinha são ricos em ômega-3, uma gordura benéfica à saúde e que vai ajudar na prevenção da queda de cabelo e hidratação capilar.

Advertisement

Já os frutos do mar, apesar de não serem muito comuns na dieta brasileira, são ricos em zinco, um mineral ativo no crescimento capilar e controle da oleosidade. 

Oleaginosas

As oleaginosas, como castanha do Pará, amêndoas, castanha de caju e nozes são importantes fontes de minerais.

A castanha do Pará, por exemplo, é rica em selênio, um mineral que atua na saúde capilar e que não é facilmente encontrado em outros alimentos.

Advertisement

Já as amêndoas são ricas em vitaminas, como a E, que atua como antioxidante, a biotina (B7) e a riboflavina (B2).

Feijão

O feijão é um alimento comum no cardápio dos brasileiros e, de fato, ele promove diversos benefícios à saúde e contribui na prevenção da queda de cabelo.

O feijão é rico em ferro, carboidratos complexos, fibras, proteína, vitaminas e minerais diversos, como zinco, magnésio, manganês, potássio e fósforo.

Advertisement

Cereais

Os cereais, principalmente os integrais, são boas fontes de fibras e também contém níveis elevados de minerais e vitaminas que contribuem no crescimento capilar.

A aveia, por exemplo, é rica em manganês, fósforo, magnésio, cobre e zinco. Já o gérmen de trigo é benéfico devido às vitaminas do complexo B e vitamina E.

Alimentos que prejudicam a saúde dos cabelos

Além de incluir alimentos que combatem a queda de cabelo na dieta, também é importante reduzir a ingestão daqueles que são prejudiciais à saúde capilar.

Advertisement

Conheça alguns alimentos aos quais se atentar na rotina alimentar:

  • cafeína: pode ser consumida com moderação, mas quando ingerida à noite prejudica o sono e pode levar ao aumento do estresse;
  • carboidratos simples: são os açúcares e farinha branca, como nos doces, pães, massas e bolos, sendo opções com alto teor glicêmico e nutricionalmente pobres;
  • processados: os alimentos processados apresentam altos níveis de corantes, aditivos, conservantes, além de hormônios e antibióticos usados em animais. Eles devem ser evitados devido esses componentes e o baixo benefício nutricional.

É importante ter consciência de que uma dieta balanceada pode incluir opções “não tão saudáveis” sem ser necessariamente um problema à saúde e aos cabelos, desde que haja consumo moderado de opções processadas, condimentadas e estimulantes.

Uma dieta saudável é aquela que inclui diversidade de alimentos, voltando-se a opções como verduras, legumes, cereais, grãos, oleaginosas e fontes animais.

Apesar de a calvície masculina, por exemplo, não ser diretamente associada à alimentação, ter uma dieta saudável contribui na saúde como um todo, incluindo na capilar.

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare