Connect with us

Geral

Programa Juventude Conectada completa seis anos com mil capacitações

Publicado

em

O Programa Municipal Juventude Conectada completa seis anos de existência com o registro de histórias de 600 bolsistas que passaram pelo projeto. Reformulado em julho de 2014, a iniciativa tem como objetivo central promover a inclusão social, a formação e a atuação comunitária dos integrantes por meio da cultura digital.

Os jovens recebem bolsas pedagógicas e uma grade de formação em cidadania e desenvolvimento pessoal, cultura digital e gestão de telecentros. A ideia é prepará-los para o exercício da cidadania e o mercado de trabalho.

A emissão de quase 1 mil certificados de capacitação para os bolsistas fortalece o princípio do programa de formar protagonistas juvenis e possibilitar  experiências e vivências comunitárias na atuação na rede de telecentros e outros projetos pertinentes.

 

Nos 27 telecentros implantados nas diferentes regiões da cidade foram mais de 300 mil acessos, totalmente gratuitos, sempre sob a orientação dos bolsistas.

Publicidade

 

“Essa é mais uma marca positiva do programa que promove inclusão digital e social, por meio de acesso gratuito a tecnologia da informação nos telecentros comunitários implementados nos diferentes territórios da cidade”, comentou a secretária de Assistência Social, Pessoa com Deficiência e Direitos Humanos, Eliane Jocelaine Pereira.

 

Os jovens ingressam no programa via processo seletivo próprio, realizado a cada dois anos, com critérios de conhecimento e avaliação de renda. Para participar é preciso ter idade entre 15 a 29 anos na data de assinatura do Termo de Adesão. O interessado deve estar cursando ou ter concluído o nono ano do Ensino Fundamental ou Ensino Médio, e ter renda familiar per capita de até um salário-mínimo.

“Com toda certeza podemos afirmar que o jovem nunca sai do programa do mesmo jeito que entrou. Com o passar do tempo observamos seu desenvolvimento, sobretudo na postura profissional, comunicação e atendimento ao público” conta o coordenador de Políticas Públicas para a Juventude, Felipe Gonçalves.

Publicidade

 

O coordenador lembra que há relatos de ex-bolsistas que superaram várias dificuldades pessoais com as habilidades adquiridas no Programa. “Temos exemplos de jovens que passaram pelo Juventude Conectada e que hoje ocupam lugares estratégicos em empresas multinacionais, educadores sociais e até mesmo como professores da rede básica de ensino”, ressalta.

 

Novos desafios

 

Publicidade

O Juventude Conectada é um programa inclusivo tanto pela participação de bolsistas com deficiência como pela quebra de barreiras. O prazo de permanência é de 12 meses, prorrogável pelo mesmo período, desde que não exceda 24 meses. Eles recebem uma bolsa no valor de R$ 551,82, relativo a 152,60 Unidades Fiscais de Campinas (UFICs), por 20 horas semanais, além de vale-transporte.

 

Como os telecentros estão fechados devido à pandemia da Covid-19, os bolsistas estão desenvolvendo novas atividades. Desde o mês de maio estão atuando em agências bancárias da Caixa Econômica Federal (CEF) para orientar as pessoas em como usar as novas tecnologias para solicitar o auxílio emergencial do Governo Federal.

 

Também estão atuando numa ação educativa implementada para conscientizar a população sobre a importância do uso das máscaras para evitar a propagação do contágio pelo novo coronavírus. Os jovens abordam e orientam as pessoas sobre a necessidade do uso correto das máscaras.

Publicidade

A sede administrativa do Programa fica na Avenida Francisco Glicério, nº 1.269, no Centro.

 

 

Números do Juventude Conectada

Bolsistas: 600 jovens

Publicidade

Telecentros: 27

Acessos: 302.027

Certificados: 1.000

Geral

Medalha da PM reconhece parceria com GM e Defesa Civil em prol da cidade

Publicado

em

Por

A comandante da Guarda Municipal de Campinas, Maria de Lourdes Soares, e o coordenador regional e diretor da Defesa Civil de Campinas, Sidnei Furtado, receberam a medalha do centenário do 8º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) nesta segunda-feira, dia 8 de agosto, durante celebração do 121º aniversário do regimento.

Os servidores municipais estão entre as 40 personalidades laureadas pelos relevantes serviços ao Estado e à região de Campinas, além de terem contribuído para elevar o nome da corporação.

Para a comandante, Maria de Lourdes Soares, a homenagem se estende à Guarda. “É uma honra para mim pessoalmente, e também para a GM. Temos uma relação estreita com o batalhão e este é um reconhecimento pela parceria e pelos serviços prestados”.

O diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado, também agradeceu a honraria e destacou a colaboração do serviço com o regimento. “Nossa colaboração é muito antiga e se ampliou com as ações de enfrentamentos à pandemia e a outros desastres na região”.

O secretário de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas, Christiano Biggi Dias, também participou da cerimônia. Ele e o prefeito de Campinas, Dário Saadi, foram agraciados com a medalha no ano passado.

Publicidade

O aniversário do Batalhão contou com passagem de tropa, desfile de viaturas da polícia, GM, Emdec e Defesa Civil. Também foi descerrado o busto do patrono do 8º BPM/I, o coronel da PM Germano Denisale Ferreira.

Continue Lendo

Geral

Atendimentos da Policlínica 1 passam a ser feitos nas unidades 2 e 3

Publicado

em

Por

Com o objetivo de facilitar o acesso e qualificar a assistência, os atendimentos da Policlínica 1 do Jardim Guanabara passam a funcionar de modo permanente nas Policlínicas 2 e 3, a partir desta segunda-feira, dia 8 de agosto. Essas unidades localizam-se respectivamente no Centro e Parque Itália.
As policlínicas atendem pacientes encaminhados pela rede básica de saúde, por meio de agendamento. Há especialidades como cardiologia, mastologia, urologia, pré-natal de alto risco, nefrologia e ostomia, entre outras. Os serviços oferecem ainda exames de ultrassonografia, mamografia, raio-X odontológico e exames laboratoriais, além de realizarem procedimentos e pequenas cirurgias.
Segundo a diretora de Saúde da Prefeitura de Campinas, Sara Sgobin, a mudança é definitiva e foi realizada para “unificar o atendimento, otimizar a linha de cuidado e a chegada da população”. 

Continue Lendo

Geral

Emdec presta apoio operacional à disputa entre Ponte Preta e Vasco

Publicado

em

Por

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) realiza uma operação especial de trânsito para o duelo entre a Ponte Preta e o Vasco da Gama, pela 23ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2022. A disputa será nesta terça-feira, 9 de agosto, às 20h30, no estádio Moisés Lucarelli.

As ações operacionais da Emdec começam na madrugada, com a reserva de vagas em trechos das ruas Capitão Pedro de Alcântara, Fernando Costa e Cásper Líbero. A partir das 7h, não será permitido estacionar nestes pontos.

Os bloqueios viários no entorno do estádio começam às 18h30. Serão nove pontos de bloqueios totais, nos acessos para a Rua Casper Líbero pelas vias Afonso Pena, Frei José de Monte Carmelo, Salvador Caruso e Fernando Costa. Também haverá interdições nos cruzamentos da Rua Capitão Pedro de Alcântara com as vias Professor Luís Cerqueira Monteiro e Afonso Pena; e da Rua Fernando Costa com a Rua Thomaz Ortale.

Em outros seis pontos com bloqueios totais, o acesso local será permitido, nos cruzamentos da Avenida Monte Castelo com as vias Afonso Pena, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, Frei José de Monte Carmelo e Fernando Costa; e, também, nos cruzamentos da Rua Proença com as vias Dr. Quirino e Luzitana.

No total, oito agentes da Mobilidade Urbana atuam na operação, além de operadores da Divisão de Controle Operacional e equipes semafóricas. A previsão é de que a operação seja encerrada até 23h30.

Publicidade

Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec, pelo telefone 118, site (portal.emdec.com.br/faleconosco); ou pelo aplicativo “Emdec”, disponível para download no Google Play e App Store. Para chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD, o telefone é (19) 3731-2910.

Continue Lendo

Populares