Connect with us

Geral

Sanasa: EPAR, centro de pesquisa e museu da água são inovação

imagem 159

Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR) que possibilitará que Campinas tenha 100% da capacidade instalada para tratamento de esgoto, centro internacional de pesquisa sobre a água e museu da água na cidade. Esses projetos transformadores foram anunciados pelo prefeito Jonas Donizette e pelo presidente da Sanasa, Arly de Lara Romêo, durante transmissão ao vivo pelas redes sociais nesta sexta-feira, 17 de julho. 

 

A EPAR Boa Vista terá capacidade para tratar 180 litros de efluentes por segundo, por meio da tecnologia de membranas ultrafiltrantes, que resultará em uma água de excelente qualidade, podendo ser aproveitada como água de reúso com grau de 99% de pureza. Com investimento de R$ 68.458.591,90, a obra vai beneficiar mais de 55 mil pessoas. “A EPAR Boa Vista dispõe do que há de mais moderno no tratamento de esgoto e, com esta estação, Campinas será a primeira cidade com mais de um milhão de habitantes a ter 100% da capacidade instalada para tratamento de esgoto”, destacou o prefeito. Nesta semana, o prefeito fez uma visita técnica à estação que ainda terá uma entrega oficial. 

Advertisement

 

Outro projeto apresentado foi o BWRC (Brazilian Water Research Center), um centro internacional de pesquisa sobre a água, resultado da parceria entre Sanasa, Unicamp e Fapesp. “A criação desse centro será pioneira. O Brasil não tem isso. E caberá a esse centro, nesta parceria com a Unicamp e a Fapesp, discutir as linhas de pesquisa dos grandes temas na área do saneamento”, destacou Romêo.

 

Advertisement

Para finalizar, o Museu da Água é um projeto que ganhará uma nova moldagem. Trata-se de uma exposição científica cultural interativa que integrará de forma permanente o Centro de Conhecimento da Água (CCA). Esse projeto é uma contrapartida da Sanasa pelas obras de esgotamento sanitário financiadas pela Caixa Econômica Federal.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare