Connect with us

Geral

Prefeitura reduz para 2% a alíquota do ISSQN para serviços digitais

imagem 120

A Prefeitura de Campinas reduziu para 2% a alíquota do ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) de empresas que fazem a intermediação de serviços por meio de aplicativos ou sites. Até o final de 2022, as empresas desse segmento pagavam 5%. 

 

A medida beneficia os prestadores de serviços que atuam na intermediação de aluguéis, de transporte de passageiros e entregas e transporte da compra e venda de mercadorias (marketplace). Ou seja, é quando a empresa não vende diretamente um serviço ou produto mas oferece sua plataforma para a comercialização.  

Advertisement

 

”A redução da alíquota de ISS para esse segmento torna Campinas mais competitiva no setor de serviços digitais. Atrair essas empresas é atrair mais recursos e principalmente mais empregos para Campinas”, afirmou o prefeito Dário Saadi.

 

Advertisement

De acordo com o secretário de Finanças, Aurílio Caiado, muitos municípios, principalmente os maiores, já fizeram essa adequação de alíquota. “Este é um segmento com grande foco de arrecadação e contratação de mão de obra. Nosso objetivo é atrair essas empresas para Campinas, que tem um perfil muito forte na área de serviços e tradição na área de tecnologia”, explicou. 

 

A alíquota foi alterada no final de 2022, por meio da Lei Complementar 386/2022 e já está em vigor.

Advertisement

 

Esta é mais uma ação do Paes (Programa de Ativação Econômica e Social), lançado em 2021 e que conta com outras 20 ações. Com o Paes, a Prefeitura prevê a atração de investimentos na ordem de R$ 4 bilhões e a geração de mais de 20 mil empregos. 

 

Advertisement

Mais informações podem ser obtidas no site da Secretaria de Finanças (https://portal.campinas.sp.gov.br/secretaria/financas/pagina/issqn).

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare