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Indaiatuba

Prefeitura libera trânsito no elevado do Jardim Hubert a partir de sexta-feira

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Foto: Eliando Figueira RIC/PMI

As obras de interligação de vias com o elevado construído na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita estão concluídas. A Secretaria de Obras e Vias Públicas vai liberar o trânsito de veículos pelo local nesta sexta-feira (27), a partir das 7h. Para garantir segurança aos condutores de veículos, a velocidade máxima permitida no elevado é de 40Km/h e será controlada por radar.

Com as mudanças de trânsito no local, os condutores de veículos que estão na Marginal Direita e querem continuar no sentido Morada do Sol, terão que seguir pelo elevado. O elevado também deverá ser utilizado pelos motoristas que querem fazer o retorno para a Marginal Esquerda, pela nova alça de acesso construída no local.

As faixas laterais ao viaduto, na Marginal Direita, darão acesso apenas à avenida Manoel Ruz Peres, sentido bairro João Pioli.

Os condutores de veículos que estão na rua Soldado João e passam por baixo do elevado no sentido João Pioli, terão acesso direto à Manuel Ruz Peres e também poderão virar à esquerda para acessar a Marginal sentido Morada do Sol ou a rua João Giaquinto.

O projeto do elevado foi elaborado pela Secretaria de Obras e Vias Públicas e conta com três faixas de rolamento posicionadas à esquerda da Engenheiro Fábio Roberto Barnabé – Marginal Direita, e passagem livre para quem segue no sentido da avenida Ário Barnabé, no Jardim Morada do Sol. Demais adequações do trânsito serão realizadas após a liberação do elevado.

O viaduto tem 385,70 metros de extensão, entre acesso e elevado, e foi construído utilizando o sistema de terra armada, que não deixa vãos nas laterais da pista. A pavimentação englobou uma área de 2.291,04 m², mais 507,37 m² do acesso. O trecho de terra armada é de 1.428 m², com uma estrutura aérea de 355,67 m².

A obra também incluiu o recapeamento de ruas do entorno. A área total de recape foi de 27.857,3 m², dividida em quatro trechos, sendo o primeiro de 13.466,77 m², na rua Soldado João Carlos de Oliveira Junior; o segundo de 3.962,50 m² na rua João Giaquinto; o terceiro de 5.370,08 m² e o quarto trecho, de 5.057,95 m², estão na avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé.

A construção do elevado recebeu investimentos em torno de R$5,3 milhões, adquiridos pelo município por meio de um financiamento do Governo Federal dentro do Programa Pró-Transporte, com recursos do PAC II (Programa de Aceleração da Economia).

Para a construção da alça de acesso na sequência do elevado a Prefeitura usou recursos e mão de obra próprios. A obra exigiu a instalação de uma travessia em aduelas no córrego Barnabé, na altura da rua Eduardo Augusto Raimundo, no Jardim Hubert, e rua Esterlino Miniolli, no Jardim Tancredo Neves. As alças de acesso somam cerca de 1.330 metros de vias, contornadas com ciclovia, pista de caminhada e calçada no entorno.

O prefeito Nilson Gaspar (MDB) reforçou que essa obra vai melhorar bastante o fluxo de veículos desse cruzamento, que já apresentava problemas. “O elevado foi projetado para esse cruzamento justamente porque Indaiatuba está crescendo nessa direção da cidade, e o volume de veículos no cruzamento tende aumentar cada vez mais”, justificou.

Revitalização

Todo o trecho do Parque Ecológico no entorno do elevado e da nova alça de acesso foi revitalizado. “Além do paisagismo e da iluminação, essa parte do Parque, em frente ao bairro Tancredo Neves, ganhou uma Academia ao ar livre e duas quadras de basquete no modelo americano, como a que instalamos na Pista de Skate. As quadras de areia e o playground que já existiam nesse trecho, também foram revitalizados”, avisou o prefeito. “Estamos melhorando o trânsito e também melhorando nossos espaços para a prática esportiva e o lazer da nossa população”, completou.

Até o espaço no Parque que é utilizado aos domingos para a feira de carros usados, recebeu benfeitorias. O local foi pavimentado e as vagas de estacionamento dos veículos foram demarcadas para melhor organização do espaço.

A revitalização resultou de um trabalho conjunto das secretarias de Obras e Vias Públicas e de Urbanismo e do Meio Ambiente.

Indaiatuba

Secretaria da Fazenda lança formulário de sugestões para elaboração do planejamento orçamentário

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Foto: Arquivo-Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria da Fazenda, lança na quarta-feira (10) o formulário de participação da população na elaboração do Plano Plurianual – PPA 2022-2025, e Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO 2022 e Lei Orçamentária Anual – LOA 2022. Para participar, basta acessar o link https://www.indaiatuba.sp.gov.br/fazenda/orcamento/, no período de 10 de março a 30 de junho.

Através do formulário eletrônico será solicitado o preenchimento de alguns dados pessoais e, logo em seguida, cada cidadão poderá selecionar dentre as opções disponíveis, 03 (três) áreas que em sua opinião necessitam de maior atenção da administração municipal, devendo ainda indicar 02 (duas) ações que considera prioritárias, nas áreas selecionadas.

Caso tenha sugestões adicionais, não contempladas nas opções disponíveis para seleção, o cidadão terá a oportunidade de registrá-las ao final do preenchimento do formulário.

Este canal de comunicação entre o poder público e a população visa tornar a administração pública municipal mais transparente, democrática e participativa. “Entendemos que este é o momento mais propício para a participação popular, pois é neste ano que a administração pública municipal tem a obrigação de elaborar todas as peças de planejamento, dentre elas o Plano Plurianual, que é a peça que norteará o planejamento orçamentário municipal para os próximos 4 anos, através da edição anual da LDO e da LOA”, explica o secretário da Fazenda, Orlando Schneider Vianna.

O objetivo desta ação, além de ampliar a participação de toda a população, é identificar as áreas prioritárias e aproveitar as sugestões para o aperfeiçoamento constante dos programas de governo possibilitando a construção de um orçamento voltado ao desenvolvimento social e econômico sustentável do município, proporcionando maior efetividade e dinamismo à gestão pública.

“Outro ponto positivo de realizar a audiência pública eletrônica nesta fase, é o tempo hábil para os órgãos técnicos e Administração avaliarem e decidirem quanto a viabilidade e possibilidade de inclusão das demandas no planejamento orçamentário”, conclui Vianna.

As demandas prioritárias identificadas nos canais disponíveis serão sempre submetidas primeiramente aos órgãos setoriais da administração municipal para análise técnica, o que envolve a verificação da pertinência, da validade/legalidade, da viabilidade e da oportunidade do seu acolhimento. Em seguida serão encaminhadas ao Chefe do Poder Executivo que poderá determinar a inclusão nas peças de planejamento, em função das diretrizes orçamentário-financeiras e de governo.

Importante frisar que as audiências públicas eletrônicas são instrumentos de consulta popular, sem caráter deliberativo, previstos na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei de Diretrizes Orçamentárias, que permitem aos cidadãos manifestarem suas demandas e participar da elaboração das peças de planejamento (Plano Plurianual – PPA, Lei de Diretrizes Orçamentárias – LDO e Lei Orçamentária Anual – LOA).

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NOTA 323 / COVID-19 / terça-feira, 09 de março de 2021

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Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Indaiatuba informa hoje, 9 de março, o registro de mais uma morte com diagnóstico positivo para Covid-19. Além disso, foram contabilizadas 297 notificações suspeitas (entre hospitais, laboratórios particulares e unidades de saúde) e outros 11 casos positivos e 276 descartados.

O óbito aconteceu no Hospital Santa Ignês, sendo uma mulher de 69 anos, internada desde o dia 5 de fevereiro e faleceu hoje (9), tinha antecedentes de hipertensão. A administração municipal lamenta a morte e presta condolências aos familiares e amigos.

Desde o início da pandemia, 15.495 pessoas contraíram a doença no município. Desses, 15.051 são considerados curados ou estão em recuperação domiciliar; 369 evoluíram a óbito e 1.669 casos suspeitos aguardam resultados.

Na data de hoje há 100 internados, dos quais 75 estão confirmados para Covid-19. Do total, 60 estão em leitos clínicos e 40 em UTI (Unidade de Terapia Intensiva). A taxa de ocupação dos leitos é a seguinte:

Leitos Clínicos

Haoc: 100%

Santa Ignês: 60%

UTI

Haoc: 96%

Santa Ignês: 100%

*Externa: 100%

MINHA SAÚDE

Ao apresentar sintomas, o cidadão pode realizar o seu atendimento online, pelo MINHA SAÚDE COVID-19. O paciente responde questionário prévio e com a suspeita, encaminhado para médico de plantão, que realiza o atendimento por vídeo, sem sair da plataforma digital e encaminha para exame em uma Unidade de Saúde.

O link do serviço está no site da Prefeitura www.indaiatuba.sp.gov.br. Para outras dúvidas basta chamar no WhatsApp da Saúde (19) 9 9779-3856.

CUIDADOS

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a necessidade de se manter os cuidados diariamente. Ao sair de casa use máscara e álcool em gel. Mantenha distanciamento social e evite aglomerações.

*Leitos externos contratados pelo município para atendimento SUS.

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Vacinação contra a Covid-19 amplia para idosos a partir de 77 anos

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Foto: Eliandro Figueira RIC/PMI

A Prefeitura de Indaiatuba por meio da Secretaria de Saúde amplia a vacinação contra a Covid-19 para idosos cadastrados no Minha Vacina a partir de 77 anos. A imunização será na quarta e quinta-feira (10 e 11) no CET (Centro Esportivo do Trabalhador) das 9h às 18h. Para os idosos com mais de 85 anos e profissionais de saúde que perderam a 2ª dose da vacina no dia de hoje (9), será feita também na quinta-feira (11) no mesmo local e horário. O município recebeu o 8º lote da Coronavac com mais 1.112 doses na tarde de hoje (9).

A vacinação será em sistema Drive-Thru com entrada pela Av. Tamandaré e também no formato tradicional (pedestre) com entrada pela Av. Conceição. A Secretaria de Saúde reforça que para ser imunizado a pessoa deve levar o QRcode do cadastro, um documento com foto e o comprovante de endereço (IPTU, conta de água ou luz) no nome da pessoa a ser vacinada ou se for parente levar um comprovante de parentesco. O idoso que ainda não possui o cadastro pode entrar no link https://vacinacao.indaiatuba.sp.gov.br/cadastro/ e efetuar o cadastro.

BALANÇO

Até sábado (6) Indaiatuba imunizou com a primeira dose: 5.918 trabalhadores de saúde; 4.994 idosos e 257 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Com a segunda dose da Coronavac foram 4.075 trabalhadores de saúde; 676 idosos e 32 cuidadores e moradores de residência inclusiva. Na segunda-feira (8) foram imunizadas 1.356 pessoas com a 1ª dose.

SERVIÇO

Vacinação contra a Covid-19

1º dose

Idosos a partir de 77 anos

Dias 10 e 11 de março (4ª e 5ª-feira)

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

2º dose

Idosos a partir de 85 anos e profissionais de saúde

Dia 11 de março

Local: CET (Centro Esportivo do Trabalhador)

Endereço: Av. Conceição, 1885 – Cidade Nova II,

Horário: 9h às 18h

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