Connect with us

Geral

Prefeito se reúne com ministros da China, Canadá e prefeita de Montreal

imagem 88

O prefeito de Campinas, Dário Saadi, apresentou as ações da cidade e destacou a importância da participação ativa dos municípios nas discussões sobre mudanças climáticas e diversidade biológica no sábado, 10 de dezembro, durante a Conferência das Partes (COP 15), da Convenção das Nações Unidas (ONU) sobre Diversidade Biológica (CDB), conhecida como Cúpula da Biodiversidade, que acontece em Montreal, no Canadá. 

 

A reunião teve como objetivo promover um encontro com líderes de governos subnacionais, governadores e prefeitos que participam da COP 15 para obter uma visão geral dos arranjos logísticos e atualizações sobre as negociações do novo marco da diversidade biológica pós 2020, além de mostrar unidade e pressionar para que as Partes da Conferência “escutem” as mensagens dos governos subnacionais e locais. Além de Saadi, participaram a prefeita de Montreal, Valérie Plante, a ministra Martine Biron, de Quebec, e ministros do Canadá e China.

Advertisement

 

“Apresentei em cinco eventos as ações de preservação do meio ambiente e da biodiversidade da Prefeitura de Campinas. Durante as reuniões também tive a oportunidade de representar a Frente Nacional de Prefeitos (FNP)”, disse Dário Saadi. 

 

Advertisement

A viagem não tem custos para o município. Está sendo financiada por instituições parceiras como a Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade) e o instituto de pesquisa World Resources Institute (WRI). O prefeito viajou ao Canadá na noite de quarta-feira, dia 7, e retorna na próxima segunda-feira, dia 12.  

 

Na tarde deste domingo, 11 de dezembro, o prefeito participa do painel “Cidades e Governos Subnacionais como Agentes de Mudança: Novas Ideias Influenciando Mudanças Transformadoras para Apoiar o GBF em Nível Local e Paisagístico”. Na segunda, dia 12, ainda a confirmar, o prefeito de Campinas deve representar os governos locais na celebração das assinaturas das declarações de Edimburgo. Também deve acontecer uma agenda entre os governos locais (representados por Saadi) e o governo escocês para celebração da declaração já assinada de Edimburgo.

Advertisement

 

Ações de Campinas

A presença de Campinas na COP 15 reforça a importância da cidade em relação ao tema. O prefeito apresentou as diversas ações do município para a conservação da biodiversidade, como os corredores ecológicos, que incluem passagens de fauna; o programa de Pagamento por Serviços Ambientais; o Programa Saneamento Rural, na implantação de fossas sépticas e jardins filtrantes; a elaboração e implementação dos planos de manejo das unidades de conservação municipais, o programa de Parques Lineares, entre outras.

Advertisement

 

Ao lado de São Paulo, Curitiba e Medelín (Colômbia), Campinas faz parte de um seleto grupo na América Latina que integra o Comitê Consultivo Global de governos locais para a biodiversidade. Campinas tem compromisso em cumprir acordos ambientais, firmados na carta “Compromisso para cumprimento dos acordos ambientais sobre clima, resiliência e biodiversidade”, assinada pelo prefeito em setembro deste ano.

 

Advertisement

Sobre a COP 15

 

A COP 15 é considerada a conferência internacional mais importante para deter e reverter a perda da biodiversidade, em declínio no planeta. Estão sendo discutidas as novas metas globais para conservação da natureza até 2050 com a intenção de definir um acordo histórico e desenvolver um plano de ação global. Além de incluir o plano de estabelecer 30% das terras e oceanos conservados, os governantes deverão trabalhar para recuperar 20% de ecossistemas degradados, de acordo com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA).

Advertisement

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS
Compartilhar no Facebook
 
 
banner-portal
banner-sumare